O Objetivo: a base do sucesso nos negócios

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

                  Professor Alessandro Henrique 

Nesta semana estou iniciando uma nova coluna com o objetivo lhe apoiar e trazer novas ideias sobre empreendedorismo e negócios. Desta forma, você poderá aplicá-las em suas práticas empresariais.

Falando em objetivo, já é um fato bem conhecido na psicologia de que as ações e comportamentos de uma pessoa estão sempre harmonizados com os seus pensamentos predominantes. Por isso, cuidar do que se pensa é fundamental para o sucesso. Um Objetivo Principal Definido é a unidade de propósito que um individuo deve ter na vida e no qual essa unidade de propósito norteará todas as sua ações e resultados.

O Brasil é considerado um país de empreendedores e nossos casos de sucesso hoje são maiores do que no passado. Mas, ainda precisamos evoluir muito os nossos conhecimentos sobre a arte do empreendedorismo.

Para se ter sucesso, ainda mais no mundo dos negócios, é eminente que se tenha um objetivo claro, e é nesse ponto que quero falar com você, hoje.

Uma das habilidades marcantes em todos os empresários de sucesso é o fato de eles têm muito claro em suas mentes o que realmente querem.

Assim, o objetivo principal deve ser cuidadosamente escolhido e depois escrito e colocado em um local onde se possa ver, ler e pensar pelo menos uma vez por dia. Esta arte de definir o objetivo se estrutura em quatro perguntas, que lhe proponho, amigo leitor, para agora você pegar uma folha de papel e uma caneta e responder. Afinal, nesse momento será você com você mesmo!

A primeira pergunta é: O que realmente quero? Defina de uma vez por todas o que realmente você quer. Se planeja ter uma grande empresa, a descreva, como ela vai atuar, onde você quer vê-la instalada, quantos colaboradores você quer ter, se pensa em ter filiais. Enfim, pinte o seu quadro mental definindo tudo isso.

A segunda pergunta é: Em que data eu quero ter transformado tudo isso em realidade? Aqui você pode traçar uma linha do tempo. Um, dois, dez anos? Esta linha do tempo serve tanto para você criar um plano de ação como para medir o seu progresso dentro desse plano.

Terceiro: O quanto quero ganhar? O dinheiro move o mercado e sem ele você não irá muito longe. Portanto, é necessário saber o quanto exatamente se quer. Chega desse negócio de “quero ter o suficiente para pagar as contas ou viver bem”, seja específico contigo mesmo!

A quarta pergunta é muito mais trabalhosa de responder: O que vou dar em troca para pessoas pelo dinheiro que elas vão me dar, dentro do tempo que determinei para atingir o que eu quero? Uma vez respondida e amadurecida essa questão, ela te levará a um novo patamar. Os grandes empresários são grandes líderes também! E sabe como eles conquistaram uma legião de pessoas, que realmente adoram estarem juntas com eles? Sendo muito claros, sem segundas intenções no que dar em troca para elas. E aqui, não é dar aquele troco para almoço! Deve ser algo que realmente que você queira contribuir para com elas, para com a sociedade, para com sua cidade! É o valor que é superior ao dinheiro, é a sua marca e seu legado.

            Vejo, hoje, muitos empresários que só querem ganhar dinheiro e, com isso, somente o que ganham é a simples e má sobrevivência. Os grandes são grandes porque possuem algo que os destaca dos demais, os torna únicos. 

Faz sentido para você? Nos encontramos na próxima semana!

Professor Alessandro Henrique é Docente e Coach Empresarial e atua no mercado de treinamento empresarial há mais de oito anos com o foco em desenvolver a performance de empresários e suas equipes.

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