Implantação da rede municipal de internet inicia nas próximas semanas

Nos próximos dias se inicia a implementação do projeto Lapa Online, realizado através da parceria entre a Gestão Municipal e o Legislativo da Lapa. Este projeto prevê investimentos de R$ 222 mil para a primeira fase e mais R$ 50 mil para a segunda.

Inicialmente será estruturada a rede municipal de internet, que ofertará internet de alta velocidade para os prédios públicos e interligará a rede em um sistema mais moderno, inteligente e seguro.

Além do acesso para as empresas instaladas e novas empresas no parque industrial, será disponibilizado livre sinal para as áreas centrais, parque linear e entorno, além da Cohapar (Centro da Juventude e região).

O entendimento é para que gradativamente a banda seja aumentada até a cobertura total, ofertando acesso gratuito a toda população.

Mas a grande notícia é que com a estruturação da rede será possível a realização de outro grande projeto, que é o “Olho Vivo” – Sistema de Monitoramento por Câmeras. Serão inicialmente 10 câmeras de monitoramento espalhadas pelas principais vias da cidade. No entanto, este número poderá ser ampliado em curto prazo.

Segundo o Prefeito Municipal, Paulo Furiati, a ideia é que a central de monitoramento 24 horas seja interligada com a Polícia Militar ou Quartel. “O monitoramento por câmeras de alta performance vem sendo aprovado em todo Brasil. São milhares de casos em que o uso de imagens garantiu a resolução de crimes”, afirma ele.

Apesar da responsabilidade pela segurança pública ser do Estado e não do município, a Lapa fará a sua parte, pois o sistema de inteligência é mais barato e mais eficaz. “Não é a toa que as cidades mais desenvolvidas do mundo usam o monitoramento como forma de prevenção e de apoio, por isso estamos investindo em tecnologia, assim como a iluminação de led que Nova Iorque usa e a Lapa também tem. Assim caminha a Lapa rumo ao futuro,” completa Furiati.

Please follow and like us: