Impedido de agradecer no momento imediato e oportuno, por motivo de força maior (problema grave de saúde em andamento e imediato), o faço agora com todos os requisitos de satisfação de receber desta Cidade, o honroso “Titulo de Cidadão Honorário do Município da Lapa, outorgado a minha pessoa em Sessão Solene do dia 20 abr. 2.012, da Câmara Municipal da Lapa“.
Srs. Vereadores: Presidente da Câmara João Renato Leal Afonso, Vilmar José Horning, Carlos Alberto Hammerchimidt, Acir Hoffmann, Casturina Coltz Hendrikx, Hélio Narlok Wesolowski, José Carlos Leonardi Filho, João Francisco Hoffmann e Vilmar Fávaro Purga, este Título de Cidadão Honorário da Lapa, é o mais honroso que eu já recebi em minha existência, até porque ser Lapeano é ser atribuído de Cidadania de uma Pátria, o “Brasil”, quando em 1.894, uma pequenina cidade em população, se agiganta perante o País, e Brada: “POR AQUI NÃO PASSAM, SÓ SE FOR POR CIMA DE MEU CADAVER”, e logo após em 03 Fev.,demonstra seu estrondo de valentia:-“ QUEIMAR O ÚLTIMO CARTUCHO E DEPOIS MORRER”.
Aqui, Senhores Vereadores da Lapa, as palavras eram verdadeiras, os atas eram heroicos, as ruas cheias de cadáveres exposto como prova da valentia de seu povo.
Senhores Vereadores, o “CAMPO SANTO”, Sagrado, o “Cemitério”, foi usado para surpreender a Invasão da Cidade, e se torna um Campo de Batalha, das mais honrosas defesas, registradas na história de combate de guerra: era combate de tiro, seguidos de lutas corpo a corpo
– somente valentes lutam assim, isto é luta somente para destemidos, e a Lapa simboliza em sua história, a bravura de seu povo.
Ser Lapeano e ser merecedor deste Título é receber dos heróis de 1.894, a incumbência de dar ao povo brasileiro, o direito de votar e ser votado, mesmo sendo pobre e humilde e estar ao lado do ilustre em honras e benesses e dirigir os destinos de seu país,nosso Brasil.
Senhores Vereadores, em 18 JUN 1.973, essa Casa em Ato Humanitário, sensível à dor humana da Família Dardaque, e à População da Lapa, traumatizada pela brutal morte do Cabo do Exército “Antônio João Dardaque”, veio de suspender a Sessão Ordinária desse Dia,em consideração à Família Dardaque.
Hoje, Srs. Vereadores, o momento é de alegria e eu dou o meu brado de tenor, de 2 Corais
“Vozes da Lapa”, que tanto abrilhantaram os momentos artísticos do Passado, com o “DÓ de PEITO”- EU SOU LAPEANO.

