Demolição da Refratário Scandelari: marcas do desenvolvimento

    Normal  0      21      false  false  false    PT-BR  X-NONE  X-NONE                                                     

A um mês de completar seus 81 anos de atividades ininterruptas, a empresa lapeana Refratário Scandelari realiza a demolição de sua primeira sede, localizada na Avenida Aloísio Leoni, no centro do município.

 

Primeira indústria no Brasil a fabricar tijolos refratários silicosos, a Refratário Scandelari encerrou definitivamente suas atividades em sua sede no centro da Lapa em 30 de novembro de 2009. Ali a empresa atuou desde o início de sua existência, no ano de 1932, completando 78 anos de trabalho nas instalações da Avenida Aloísio Leoni. 

A demolição da antiga sede teve início nos primeiros dias de janeiro de 2013, um mês antes de a empresa completar 81 anos de trabalhos ininterruptos na Lapa. A saída da área central é consequência do crescimento da empresa e também do desenvolvimento do município. Desenvolvimento para o qual a fábrica teve e continua tendo grande contribuição. Com a demolição das instalações, também foram geradas novas oportunidades de negócio, pois a área na Avenida Aloísio Leoni foi dividida em lotes e colocada à venda através da Imobiliária Eterpa. Atualmente, somente três terrenos ainda estão sendo oferecidos.

E a mudança de endereço é sinônimo de crescimento. Passados tantos anos de existência, a empresa continua firme e forte, dando continuidade às atividades e adequando-se as novas tendências de mercado para continuar a contribuir com o desenvolvimento do município da Lapa.

E esta busca pela adequação fez com que a Refratário percebesse a necessidade de maior espaço e de liberar a área central do município. Assim, no ano de 2000, iniciou-se a materialização da transferência da indústria para novo local.

 

NOVA SEDE

Em negociação com o então prefeito municipal, Miguel Lourenço Horning Batista, foi concedida à empresa, em 6 de novembro de 2000, a área de 65.291,30m2, localizada no Parque Industrial do Passa Dois, através de Termo de Permissão de Uso e Cessão de Direitos de Posse de Bem Municipal. A área recebida era ideal às pretensões da empresa. Mas, em parte dela, existia resíduos do antigo lixão da cidade.

Recebido o documento, Prefeitura e Refratário Scandelari se irmanaram na retirada dos detritos, removendo-os para o aterro sanitário, retomando o visual saudável da margem da Rodovia BR-476 naquele local.

Em outro momento, mais precisamente em 25 de agosto de 2003, a empresa recebeu do Prefeito Municipal da Lapa, Paulo Cesar Fiates Furiati, através da Lei nº 1726, a doação da área de 113.543,70 m2, nela inserida, anteriormente recebida a titulo de permissão de uso.

No documento, entre as exigências estabelecidas, foi fixado o prazo de seis anos para a transferência total da fábrica para o novo local, fato que ocorreu em novembro de 2009. Com isso cumpriu-se, com antecedência de mais de um ano, o que fora estabelecido na mencionada Lei nº 1726 de 25 de agosto de 2003.

A área recebida como doação suplantou as necessidades da empresa, já que de 2003 a 2009 fatos aconteceram e refletiram no uso do imóvel. Por isso decidiu-se devolver parte do terreno ao município, abrindo a possibilidade de ser utilizado adequadamente, para que gere mais indústrias, empregos e renda.

Assim, em 12 de abril de 2007, a empresa enviou correspondência ao mandatário do município, manifestando a intenção da Refratário Scandelari Ltda. em devolver parte da área. Esta devolução foi aceita e, com isso, o terreno foi subdividido em Lote 1 A-1 e Lote 1 A-2, com área de 50.623,70m2, que está em fase de conclusão de escritura para efetivar a devolução/doação.

 

A HISTÓRIA DA SCANDELARI

A empresa Refratário Scandelari iniciou suas atividades na Lapa produzindo utensílios em argila. Em seguida, mais precisamente em fevereiro de 1932, Januário Scandelari, o fundador, e sua esposa Paschoalina começaram a fabricar, de forma rústica, tijolos refratários silicosos, utilizando materiais da região. O trabalho era dividido entre os familiares, com participação efetiva dos filhos Agenor e Olívio.

Com o passar do tempo, Januário passou a dividir a administração com o filho Agenor, situação que se prolongou até 1988, quando ambos faleceram. Em vista do ocorrido assumiu a direção o filho Luiz, que teve o apoio do irmão Olívio.

Em setembro de 1992 Olívio optou por deixar a direção da empresa e então passou o comando ao sobrinho Renato, neto de Januário, que exerce até a presente data as funções de sócio-administrador da Refratário Scandelari Ltda.

No período de 1932 até ano de 1996 a empresa direcionou a produção para empresas de fundição de ferro e similares, pois o uso de fornos cubilôs era elevado e os tijolos se comportavam bem em temperaturas elevadas, na faixa de 1600ºC.

Quando Renato assumiu a empresa em 1992, a fábrica estava localizada na Avenida Aloísio Leoni, n.º 167, no centro da cidade da Lapa. E foi lá que se iniciou a busca de novos equipamentos, fórmulas, produtos e parcerias, visando dar aos clientes mais opções de produtos, eficiência e melhores preços.

A indústria, que nos seus primórdios tinha o tijolo identificável como “dragão”, atualmente conta com uma diversidade de produtos refratários, que atendem as necessidades de quem deles precisa.

                                                                                                                                                                                                                                                                                       

Please follow and like us: