Positivo renova “adoção” da Mata do Uru, na Lapa

    Normal  0      21      false  false  false    PT-BR  X-NONE  X-NONE                                                     

Financiador da reserva desde 2003, o Grupo Positivo continuará apoiando sua conservação até 2017, após renovação do contrato entre o Instituto Positivo e a SPVS, realizada em dezembro de 2012. A ação visa apoiar a família proprietária da área que é responsável pelo repasse de 8% do ICMS Ecológico ao município paranaense

O Instituto Positivo renovou por mais cinco anos o contrato de adoção da Mata do Uru, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) localizada no município da Lapa. O Grupo mantém a área como “adotada” há 10 anos e a iniciativa faz parte do Programa Desmatamento Evitado, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). A reserva passa por uma revitalização para receber visitantes e já é cenário de pesquisas de professores da Universidade Positivo (UP).

O apoio à conservação da Mata do Uru, realizada pelo Grupo Positivo desde 2003, começou a partir da constatação de que a maior parte das áreas remanescentes de floresta nativa no Paraná estava nas mãos de proprietários particulares e que a iniciativa privada poderia ser parceira em projetos de conservação da biodiversidade. Na época, foi lançado um estudo que indicava existir menos de 1% de áreas bem conservadas da Floresta com Araucárias no estado.

Com a adoção, renovada em dezembro de 2012, a família proprietária da área terá mais cinco anos de apoio à conservação de sua propriedade e a comunidade se beneficiará de ações de educação ambiental que estão sendo criadas. A RPPN Mata do Uru tem 128 hectares e, apesar de ser a menor Unidade de Conservação (UC) da Lapa, gerou ao município 8% do ICMS Ecológico de 2010, à frente de áreas como a Floresta Estadual Passa Dois (190 hectares e 5,5% do ICMS Ecológico) e o Parque do Monge (156 hectares e 6% do ICMS Ecológico), devido à avaliação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que considera, entre os fatores, o grau de proteção da unidade e a qualidade do seu manejo.

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                       

Please follow and like us: