Em breve o trecho da Rua Barão do Rio Branco, entre a sede do União Esporte Clube e o quartel do 15º GAC AP, voltará a ter trânsito em mão dupla. Esta é uma das decisões do Conselho Municipal de Trânsito, órgão formado por representantes do Poder Executivo Municipal e da comunidade, que se reúne mensalmente para deliberar a respeito de questões que dizem respeito ao trânsito de veículos e pedestres na Lapa. Um dos assuntos em pauta, por exemplo, é a análise sobre a viabilidade da instalação de um semáforo na esquina da Avenida Aloísio Leoni com a Juscelino Kubitschek de Oliveira, visando regular o fluxo de veículos naquele ponto.
O Conselho também acolhe reclamações da população e repassa aos responsáveis para as devidas providências. Recentemente foram encaminhadas à Polícia Militar solicitações para maior fiscalização no trecho da Rua XV de Novembro, entre a Rua Nossa Senhora do Rocio e a Avenida Getúlio Vargas, e do estacionamento em frente à Rodoviária. No caso da Rua XV, moradores preocupam-se com motoristas que trafegam na contramão; no Terminal Rodoviário, o problema é gerado por carros que permanecem estacionados o dia todo em local onde é permitido permanecer durante 15 minutos.
Qualquer pessoa que tenha reclamações e/ou sugestões a respeito do trânsito nas ruas da cidade pode informar ao Conselho, por meio do telefone (41) 3911-1102. Segundo o Presidente do Conselho, Rubens Stelmak, as reclamações e sugestões também podem ser feitas formalmente, protocolando-as no setor de Protocolo da Prefeitura Municipal. Os conselheiros se reúnem toda primeira segunda-feira de cada mês, às 16h, no Gabinete da Prefeitura. A próxima reunião ocorrerá no dia 6 de maio.
RUA XV DE NOVEMBRO
A redação da Tribuna Regional recebeu reclamações de leitores sobre motoristas que não respeitam o sentido da Rua XV de Novembro. Então, o jornal entrou em contato com o Conselho Municipal de Trânsito para obter informações sobre a via. Como o Conselho não possui poder de fiscalização do trânsito, repassou o caso para a Polícia Militar. Já a PM, quando contatada pelo jornal, informou que faz fiscalizações rotineiras no local, assim como acontece em outras regiões do município. Isso ocorre porque a Polícia não possui um batalhão responsável exclusivamente para fiscalizar o trânsito.
Como já citado, se moradores tiverem sugestões para a melhora no trânsito, basta enviarem ofício ao órgão, protocolando o pedido no setor de Protocolo da Prefeitura Municipal.
Uma sugestão da redação e também de moradores é que a Polícia Militar realize blitz educativa na Rua XV de Novembro, orientando motoristas e pedestres sobre o sentido correto de tráfego. Afinal, no referido logradouro há trânsito intenso principalmente nos horários de entrada e saída escolar. Prevenção ainda é a melhor solução.

