Associação Literária Lapeana (ALL) receberá trabalhos até dia 31 de junho. Obra com melhores textos será lançada no dia 7 de setembro de 2013, data comemorativa à reativação da ALL.
Ao longo da história da Lapa muitas pessoas se dispuseram a cantá-la em prosa e verso. Desde meados do séc. XIX, intelectuais, poetas e escritores reuniam-se para discutir e produzir literatura, sendo então, a 29 de julho de 1873, fundada a Associação Literária Lapeana (ALL), que conforme o disposto em seu Estatuto, no artigo segundo, tem por finalidade “a promoção da cultura, a pesquisa, a preservação da memória histórica, literária, artística, arquitetônica, folclórica e ambiental”.
E, com o objetivo de dar continuidade ao que preconiza o citado Estatuto, a ALL, em comemoração ao seu aniversário de 140 anos, lança o projeto cultural “Lapa em prosa e verso”, destinado às pessoas com idade acima de 14 anos, estudantes ou não, que se disponham a registrar os principais traços, personagens e marcas da história e da cultura da Lapa por meio da produção literária.
O concurso irá selecionar trabalhos inéditos para comporem a coletânea “Lapa em prosa e verso”. Os autores terão direito a certificado de participação e três exemplares da obra, que será lançada em data comemorativa à reativação da ALL, em 7 de setembro 2013.
PARA PARTICIPAR
Para participar do projeto cultural, os autores devem inscrever trabalhos inéditos que apresentem como tema aspectos históricos, religiosos, culturais, ou ainda personagens, lendas e causos que marquem a identidade lapeana. Os trabalhos poderão ser inscritos em uma das seguintes modalidades: poesias; crônicas; causos e lendas; relatos de vida; e fatos históricos. E cada participante poderá inscrever até dois trabalhos no projeto cultural, sendo que os textos devem ser inscritos e enviados para a organização até o dia 31 de junho, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Barão do Rio Branco, na Lapa.
Para escolher os trabalhos que irão compor a coletânea “Lapa em prosa e verso”, a comissão julgadora será composta por uma equipe designada pela diretoria da Associação Literária Lapeana (ALL).
Para obter mais informações sobre o projeto cultural, os interessados devem entrar em contato com os membros da ALL pelos telefones 3622-1335; 3622-2350; 3622-2201; e 3622-2577.
ALL
A Associação Literária Lapeana (ALL) foi fundada em 29 de julho de 1873, tendo por finalidade o estudo da literatura teórica e prática. Um ano depois de sua criação, instalou-se a biblioteca da ALL, constando de 300 volumes, doados pelo governo provincial e por lapeanos. Em 1876, a biblioteca já contava com 1500 volumes, dos quais ainda hoje 541 são preservados na Casa da Memória e no Theatro São João, por serem livros raros escritos em português, francês ou alemão, traduzindo o ideal de um grupo de literatos em fazer da Lapa uma cidade de preservação da história e da cultura, ideal garantido pela oficialização da reativação da referida associação em 07 de setembro de 2004.
Vale ressaltar que do esforço do grupo que compunha a Associação Literária Lapeana, liderada por Emigdio Westphalen, Manoel Pedro dos Santos Lima, João Cândido Ferreira, João Domingues Garcia, Antonio de Siqueira Campos e Pedro Fortunato Magalhães, foi construído o Theatro São João.
A atuação da ALL foi interrompida em consequência da Revolução Federalista(1893) e após sua reativação em 2004, em respeito aos princípios de seus fundadores, vem promovendo a cultura, a pesquisa, a preservação da memória histórica, artística, arquitetônica, folclórica e ambiental da Lapa.