A utilização dos cristais na contribuição do bem estar é conhecida desde a antiguidade. Nossos antepassados os viam como instrumentos sagrados de cura, proteção e ligação com os deuses. Platão relata o amplo uso deles pela civilização Atlante. No antigo Egito eram usados como adornos nas jóias para evitar doenças e afastar infortúnios. Entre os gregos, cristais eram colocados nos túmulos para proteger a alma de qualquer perigo. Mais tarde os xamãs americanos faziam elixires com pedras para diversos males. Nossos índios faziam uso deles em cerimônias de iniciações. Referências ao conceito mais místico e espiritual aparecem nas religiões quando certas gemas eram usadas para agradar os anjos e santos. Ainda hoje pedras preciosas adornam a mitra e a tiara de bispos e papas e são usadas em relicários nas igrejas.
Atualmente esse conhecimento reaparece nos auxiliando a equilibrar a energia do ser humano, dos ambientes, das plantas e animais. Como já foi dito no artigo anterior, dependendo da sua cor e estrutura, podemos usá-los para diversos benefícios do sono tranqüilo ao alívio do stress. Assim eles são grandes auxiliares para promover calma e serenidade em uma pessoa que esteja passando por uma situação difícil; para aumentar a concentração de um estudante que vai fazer vestibular ou prestar um concurso; para estimular a criatividade de um artista; para melhorar a auto-estima; para dar consolo à pessoa que perdeu um ser querido e inúmeras outras aplicações, inclusive físicas, como baixar a pressão, aliviar os sintomas da menopausa ou aumentar a vitalidade.
Bastante difundido também é o uso nos ambientes, especialmente pelo Feng Shui. Assim é possível criar um belo arranjo ornamental e usá-lo dentro de casa ou no local de trabalho. Por exemplo, há cristais específicos para a sala de visita porque estimulam a conversa e a vivência em família. Há cristais para o quarto, para induzir ao sono tranqüilo, como há cristais para ambientes comerciais, que estimulam a prosperidade. E bastante usados são os de proteção que podem ser colocados na porta de casa, na mesa do escritório ou usados dentro do bolso, próximo ao corpo. Atuando como uma arvore que retira o gás carbônico da atmosfera e devolve oxigênio, eles transformam a energia negativa em positiva. No entanto alguns guardam essa negatividade em suas estruturas e precisam ser limpos energeticamente de vez em quando, inclusive as jóias. Abordaremos várias formas de limpeza na semana que vem. Muita luz e paz no coração.

