Acadêmicos da UAB realizam 1º Seminário de Administração Pública

A importância da Administração Pública para a iniciativa privada e para as instituições públicas foi o tema do evento promovido por alunos da Universidade Aberta do Brasil, polo Lapa.

 No sábado, dia 4 de maio, acadêmicos de Administração Pública do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Lapa promoveram, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, o 1º Seminário de Administração Pública, com o tema “A importância da Administração Pública para a iniciativa privada e para as instituições públicas”. A iniciativa dos acadêmicos objetivou divulgar o curso e realizar atividades práticas nas áreas de gestão e desenvolvimento da administração pública, baseados nos conceitos assimilados nas disciplinas que tiveram no decorrer do curso.

O polo UAB da Lapa possui três turmas de Administração Pública (2010, 2011 e 2012) ofertadas pela UFPR, sendo que a primeira já está finalizando o curso e tem sua formatura programada para o mês de maio de 2014.

Durante o evento aconteceu palestra ministrada pelo professor Dr. José Roberto Frega, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mesa redonda, para debate, composta pelo comandante do 15º GAC AP, Tenente Coronel Marcelo Maia Chiesa, pelo consultor na área pública, Ricardo Casagrande, e pela Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária da Lapa (ACIAL), Suzana Gorniski.

A iniciativa dos acadêmicos foi muito elogiada pelos participantes, pois demonstra o interesse dos estudantes em estar constantemente atualizados e também em contribuir para o desenvolvido da região com seu conhecimento.

A PALESTRA

O professor Dr. José Roberto Frega explanou aos presentes que o administrador público precisa estar preparado para atuar, pois o principal problema no Brasil é gestão. “A administração Pública é muito mais complexa, precisa ter planejamento, organização, direção e controle muito bem definidos. Como a República é um bem comum, deve ser administrada analisando-se qual a necessidade da comunidade e para a comunidade”, explicou Frega.

Atualmente o Estado brasileiro arrecada em impostos aproximadamente 40% do Produto Interno Bruto (PIB), o que significa mais de um terço da riqueza do país passando pelas mãos do Estado. Estes valores são gastos com salários, pensões, aposentadorias, aquisições de capital e consumo, pagamentos de dívidas e amortização dos empréstimos, entre outros. Sobre a necessidade de gestão desta arrecadação e distribuição de riquezas, o professor disse que “para modernizar as administrações e ter melhores perspectivas para o futuro precisamos cada vez mais da excelência em gestão pública, por isto são de suma importância formar estes gestores públicos”.

MESA REDONDA

Após a palestra aconteceu mesa redonda, ocasião em que os alunos puderam fazer perguntas sobre o tema do seminário.

Além do Professor Dr. José Roberto Frega, a mesa foi composta pelo comandante do 15º GAC AP, Tenente Coronel Marcelo Maia Chiesa, pelo consultor na área pública, Ricardo Casagrande, e pela Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária da Lapa (ACIAL), Suzana Gorniski.

Segundo os participantes e integrantes da mesa redonda, o debate foi bastante proveitoso, pois mostrou a importância da Administração Pública para a iniciativa privada e para as instituições públicas. “Os dois setores dependem um do outro. Como já relatamos, o poder público precisa adquirir seus bens da iniciativa privada e esta, por sua vez, precisa destes recursos para crescer”, disse Frega.

Já a Presidente da ACIAL, Suzana Gorniski, levou ao debate a situação de muitos empresários deixarem de prestar serviços ou vender seus produtos para o poder público por falta, muitas vezes, de orientação e informação. “Muitos empresários ainda acreditam que é impossível vender para o governo, mas todos podem participar, basta que façam seus cadastros junto aos órgãos públicos e estar em dia com sua documentação”, afirmou.

Finalizando a mesa redonda, foi lida para os participantes uma frase de John Kennedy: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por se país”. Com este pensamento foi feito o encerramento do 1º Seminário de Administração Pública na Lapa, indo de encontro à iniciativa dos acadêmicos que organizaram o evento.

Please follow and like us: