Há mais de quarenta anos o povo lapeano e também os turistas apreciam os biscoitos feitos por Maria de Lourdes Lacerda, mais conhecida como Dona Maninha. Produzidos artesanalmente, as iguarias têm história ligada à família de Maria que, a princípio, preparava a receita somente para os familiares. Mas, pela ótima qualidade e o excelente sabor dos biscoitos, surgiu a ideia de produzir em escala maior, colocando-os à venda. Assim surgiram os biscoitos “1894”, fazendo referência ao ano de início da Revolução Federalista.
Conta a história que, na Lapa, ao tempo da Revolução, uma variedade especial de biscoitos ganhou a preferência dos soldados da resistência republicana. Então, desde aquela época a receita original tem sido transmitida de geração a geração, chegando às mãos de Dona Maninha, a responsável pela população poder se deliciar com os biscoitos postos à venda, feitos como eram naqueles tempos. Para embalar receita tão relevante, nada melhor do que uma caixa inspirada na Revolução Federalista e no Theatro São João. A inspiração foi de Luiz Mazanek, genro de Dona Maninha.
Após um longo período à frente da produção, a precursora dos biscoitos “1894” passou a responsabilidade dos biscoitos artesanais à filha Lígia e à neta Luiza, que deram continuidade à tradição lapeana. Atualmente, quem prepara artesanalmente as iguarias é Mateus Mazanek, neto de Maninha.
Entre as opções de sabores disponíveis, estão: limão, coco, araruta, castanha do Pará, polvilho, goiabada, biscoito tradicional e agridoce.
Deu água na boca? Basta adquirir uma caixa, passar um bom café e servir as bolachinhas! Com certeza, agradará os paladares mais seletos!
SERVIÇO
Biscoitos Lapa 1894
Rua XV de Novembro, em frente ao Pantheon dos Heroes
Telefones: 41-3622-2342 e 9955-3161

