Concurso “Lapa em prosa e verso” segue com inscrições até 31 de julho

A Associação Literária Lapeana (ALL) lançou o projeto cultural “Lapa em prosa e verso”, no mês de março de 2013, em comemoração ao seu aniversário de 140 anos. O concurso é destinado às pessoas com idade acima de 14 anos, estudantes ou não, que se disponham a registrar os principais traços, personagens e marcas da história e da cultura da Lapa por meio da produção literária.

O concurso, que segue com as inscrições até o dia 31 de julho, tem o objetivo de selecionar trabalhos inéditos para compor a coletânea “Lapa em prosa e verso”, que será lançada no dia 7 de setembro e da qual os autores terão direito a três exemplares, além de certificado de participação no projeto cultural. 

PARA PARTICIPAR

Para participar do projeto cultural, os autores devem inscrever trabalhos inéditos que apresentem como tema aspectos históricos, religiosos, culturais, ou ainda personagens, lendas e causos que marquem a identidade lapeana. Os trabalhos poderão ser inscritos em uma das seguintes modalidades: poesias; crônicas; causos e lendas; relatos de vida; e fatos históricos. E cada participante poderá inscrever até dois trabalhos no projeto cultural, sendo que os textos devem ser inscritos e enviados para a organização até o dia 31 de maio, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Barão do Rio Branco, na Lapa.

Para escolher os trabalhos que irão compor a coletânea “Lapa em prosa e verso”, a comissão julgadora será composta por uma equipe designada pela diretoria da Associação Literária Lapeana (ALL).

Para obter mais informações sobre o projeto cultural, os interessados devem entrar em contato com os membros da ALL pelos telefones 3622-1335; 3622-2350; 3622-2201; e 3622-2577.

A ALL

Ao longo da história da Lapa muitas pessoas se dispuseram a cantar a Lapa em prosa e verso. Desde meados do século XIX, intelectuais, poetas e escritores reuniam-se para discutir e produzir literatura, sendo então, a 29 de julho de 1873, fundada a Associação Literária Lapeana (ALL), que conforme o disposto em seu Estatuto, no artigo segundo, tem por finalidade “a promoção da cultura, a pesquisa, a preservação da memória histórica, literária, artística, arquitetônica, folclórica e ambiental”.

Um ano depois de sua criação, instalou-se a biblioteca da ALL, constando de 300 volumes, doados pelo governo provincial e por lapeanos. Em 1876, a biblioteca já contava com 1500 volumes, dos quais ainda hoje 541 são preservados na Casa da Memória e no Theatro São João, por serem  livros raros escritos em português, francês ou alemão, traduzindo o ideal de um grupo de literatos em fazer da Lapa uma cidade de preservação da história e da cultura, ideal   garantido pela oficialização da reativação da referida associação em 07 de setembro de 2004. 

Vale ressaltar que do esforço do grupo que compunha a Associação Literária Lapeana, liderada por Emigdio Westphalen, Manoel Pedro dos Santos Lima, João Cândido Ferreira, João Domingues Garcia, Antonio de Siqueira Campos e Pedro Fortunato Magalhães, foi construído o Theatro São João.

A atuação da ALL foi interrompida em consequência da Revolução Federalista (1893) e após sua reativação em 2004, em respeito aos princípios de seus fundadores, vem promovendo  a cultura, a pesquisa, a preservação da memória histórica, artística, arquitetônica, folclórica e ambiental da Lapa.

Please follow and like us: