Dois detentos são transferidos da delegacia da Lapa com a gripe H1N1

Dois detentos da Delegacia de Polícia Civil da Lapa foram diagnosticados positivamente para o vírus H1N1 e transferidos para o Complexo Médico Penal de Piraquara.

No dia 26 de junho, o carcereiro da Delegacia da Lapa foi avisado pelos detentos que havia um preso que apresentava sintomas característicos de gripe, como febre e dores no corpo. No dia seguinte, esse detento foi levado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e medicado com o antiviral Tamiflu. Nos dias posteriores, outros dois detentos apresentaram sintomas parecidos, foram encaminhados à UPA e medicados.

Depois dos casos, a Secretaria Municipal de Saúde da Lapa determinou que fossem coletadas amostras de sangue dos detentos atendidos na UPA e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (LACEN) para um diagnóstico mais preciso.

A Secretária Municipal de Saúde, Ligia Cardieri, determinou também que todos os 48 detentos da delegacia do município deveriam receber durante dez dias o medicamento “Oseltamivir”, indicado para os casos de suspeita da gripe.

Nos últimos dias, os exames de sangue confirmaram que dois presos da delegacia da Lapa estavam infectados com o vírus H1N1.

As medidas cabíveis já foram tomadas visando à saúde e à segurança de todos os detentos e a Secretaria Municipal de Saúde continua acompanhando este caso.

Please follow and like us: