Secretaria de Saúde alerta sobre o perigo da gripe

No inverno, o risco da gripe aumenta. Por conta disso, a prevenção é fundamental. Entre as medidas preventivas que precisam ser seguidas, estão coisas simples, como tomar bastante líquido para manter a hidratação, lavar as mãos com frequência, evitar comparecer a lugares com aglomeração de pessoas, não compartilhar objetos de uso pessoal e sempre manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas.

 

A Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) divulgou nos últimos dias um boletim informando que já ocorreram 19 mortes causadas pela gripe no Paraná neste ano. Na Lapa, a Secretária Municipal de Saúde, Ligia Cardieri, confirmou que ocorreram três casos suspeitos da doença no município; todos já foram medicados e os pacientes estão fazendo todos os exames para confirmar, ou não, o diagnóstico.

 

Médicos da rede pública e particular de saúde estão orientados a prescrever o medicamento “Oseltamivir” a todos os casos de suspeita de gripe, mesmo sem a confirmação laboratorial. A medida consta no protocolo de atendimento paranaense, pois o antiviral é eficaz nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.

 

Confira quais são os principais sintomas da gripe:

 

Febre repentina, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, dores nas costas, falta de ar, cansaço e calafrio.

 

Se você apresentar um desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.

 

 

 

 

 

Please follow and like us: