E vem por aí o Festival de Cinema da Lapa

Filmes itinerantes serão exibidos nos bairros e regiões rurais do município, um mês antes da realização do Festival.

 

Antecedendo o Festival de Cinema da Lapa, que ocorrerá de 25 a 28 de setembro, a Diretoria do Instituto Histórico da Lapa, juntamente com a equipe que coordena o Festival, proporcionará exibição de filmes itinerantes projetados nos bairros e regiões rurais lapeanas. As projeções acontecerão aos sábados ou domingos e iniciarão no mês de agosto.

Uma parceria entre o Instituto Histórico da Lapa, Instituto Borges da Silveira,  Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná  trará ao município da Lapa  o universo do cinema através da realização de mostras de filmes e oficinas  de  produção audiovisual que visam a formação crítica do olhar e realização de exercícios práticos com crianças e adolescentes. Com esta proposta, a comunidade beneficiada adquire mais ferramentas para compreender o mundo contemporâneo, intermediado pela cultura da imagem.

As ações estão relacionadas ao Festival de Cinema da Lapa, fazendo parte de sua programação oficial e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Educação da Lapa. O Festival é coordenado  pelo professor Fernando Severo e pela professora Solange Straube Stecz, do Curso de Cinema e Vídeo da FAP.

 

CINEMA NA LAPA

O projeto “Cinema na Lapa – Mostras e Cursos para a Comunidade” conta com a participação de sete alunos do curso de cinema e será realizado a partir de julho, com  exibição de filmes nacionais  para a comunidade e oficinas de produção audiovisual gratuitas. Durante a programação oficial do Festival de Cinema da Lapa, o projeto prevê ainda uma  Mostra Nacional de Cinema Universitário, com produções das principais  Universidades do país.

A Presidente do Instituto Histórico e Cultural da Lapa, Maria Inês Borges da Silveira, afirma que “essas parcerias são conquistas que veem a acrescentar e aprimorar o trabalho”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Please follow and like us: