Carlão atua em defesa da integração do transporte coletivo de Contenda

Recentemente o município enfrentou a ameaça de desintegração das linhas Contenda-Araucária.

 

A integração entre as linhas de Araucária e Contenda existe há cerca de 20 anos, através de um acordo realizado entre as Prefeituras, e nunca houve cobrança por parte da Prefeitura de Araucária de nenhuma quantia para subsidiar essas linhas durante todo o tempo da integração. Assim como a maioria das cidades da região metropolitana, Contenda não possui rede própria de transporte e as linhas desses municípios são geridas pela COMEC, órgão independente do Poder Executivo Municipal, e pela URBS – Urbanização de Curitiba S/A. O município de Contenda está incluso como Município Integrado perante esses órgãos.

O município de Araucária alega que as linhas de Contenda causam prejuízo de R$ 200 mil mensais, porém, nunca houve previsão orçamentária para essa despesa, até mesmo porque a integração é de responsabilidade da COMEC.

Araucária, ciente do prejuízo e do impacto de tal medida para Contenda, resolveu prorrogar o prazo para que a COMEC efetivamente apresente a contrapartida que será fornecida para subsidiar o transporte coletivo de Contenda.  Caso haja definição, as atuais gestões irão resolver uma questão histórica entre os dois municípios.

Diante disso, o Prefeito Carlão afirma não estar medindo esforços para que o transporte integrado seja mantido no município. Segundo ele, “a desintegração é um retrocesso e um choque para Contenda. Primeiramente, devemos esclarecer que não se trata de falta de pagamento da atual gestão a Araucária, pois nunca houve essa despesa para Contenda durante os 20 anos de integração, até mesmo porque a responsabilidade pela integração é da COMEC e da URBS, não sendo Contenda competente quando se trata de integração entre municípios da região metropolitana. A população de Contenda precisa da manutenção desse serviço.”

O impacto da possibilidade de desintegração foi tão grande no município que houve uma manifestação no domingo, dia 1º de stembro. O Prefeito, acompanhado dos Vereadores Ary Alberti Neto, Gilmar Carpejani, Toninho Padilha, Oswaldo da Silveira e Antônio Vargas, recebeu a população no gabinete, no mesmo dia, para ouvir a população e também para expor a atual situação do transporte coletivo no município, bem como para cientificar a população do que o Prefeito e Vereadores têm feito para manter a integração.

A Prefeitura de Araucária decidiu pela manutenção da integração da forma como está, no entanto, aguarda a contrapartida da COMEC para subsidiar o serviço.

 

Please follow and like us: