A TENTAÇÃO

Opinião                                                                                          Ary Vidal

 São Giovanni Bosco, em muitos de seus escritos, falava sobre a tentação. Afirmava que desde a juventude o demônio procura enganar o homem e mencionava de que forma o ser humano poderia escapar das ciladas do inimigo: “Devemos estar muito atentos com companhias que não conhecemos, com amigos maldosos, discursos blasfematórios, com jornais e espetáculos escandalosos. Procure estar sempre ocupado em qualquer trabalho ou estudo. Se não sabe o que fazer, vá praticar um esporte, de maneira que o príncipe das trevas não o encontre desocupado”.

            Quando algo fantasioso tentar ludibriar-te, peça em oração a ajuda de Nossa Senhora e a Jesus Cristo. Lembre-se que todos os santos foram tentados, cada vitória sobre as tentações é uma prova que você dá a Cristo todo o teu amor.

            O ser humano, vendo-se rodeado de tantas coisas bonitas se escraviza, envolvendo-se com fantasias e superficialidades passageiras e corruptivas. O desejo veemente de conquistar espaços força o homem para caminhos sombrios, principalmente no mundo moderno, em que as inúmeras fantasias fazem o homem tornar-se escravo de conquistas e, por consequência, se distancia de Deus.

            O Mestre Jesus está em todos os lugares, observando a conduta dos seres viventes da Terra. Não pode fazer nada quando o homem não aceita o caminho da verdade e quando vê um filho ou uma filha na perdição, denota a tristeza em ver almas serem ludibriadas pelo inimigo que não dá trégua em momento algum.

            Procure não provocar quando for provocado, o inimigo quer que você faça provocações, para ficares nervoso e com raiva. Ele é o melhor professor que existe para ensinar toda a espécie de maldade e infiltrar dentro do ser humano corruptibilidades.

            “Não é necessário que vós sejais ricos, poderosos, grandes, mas é necessário que salveis a vossa alma. Não é necessário viver muitos anos… mas… Não somos necessários ao mundo, mas desde que existimos é necessário salvar a alma”. (Frei Antonio de Caxias: O Poder da Palavra Cristã, pag. 135).

            A graça somente se aproxima e acontece ao homem quando a paz e harmonia são estabelecidas nos pensamentos e nos nossos atos.

            Muitos pedidos não são atendidos por falta de amor dentro de nosso interior. O distanciamento da estrada do bem faz com que caminhemos por veredas sombrias e sem rumo. Nada acontece por acaso, Deus dá a cada um a oportunidade de estabelecer contato com Ele. O bem e o mal estão desde o início da formação de uma personalidade, basta escolher.

            Resistir à tentação não é tarefa fácil. Somos testados em nossa caminhada terrena, portanto falando menos em determinadas ocasiões, observando atentamente onde colocar o pé para iniciar um trajeto, com certeza seremos iluminados. Desta forma, sombras e intempéries negativas não conseguirão ter força para nos enganar.

 

 

 

Please follow and like us: