1ª CIPM realiza Blitz Educativa

Entre os dias 18 e 25 de setembro, em todo o Brasil, foi comemorada a Semana Nacional de Trânsito. Na Lapa, no dia 25, no período da manhã, na área central da cidade, a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM) realizou uma Blitz Educativa em conjunto com o Ciretran, Prefeitura Municipal e as Auto Escolas locais. O objetivo da ação era a orientação, com entrega de folders contendo informações para a sociedade quanto à importância das pequenas atitudes que podem salvar vidas e melhorar a qualidade do tráfego na cidade. Também foram dadas orientações sobre regras gerais de circulação de pedestres, automóveis, motociclistas e ciclistas, além de orientações em caso de acidentes e uso correto da cadeirinha.

ESTATÍSTICAS

A Lapa conta com 47.023 habitantes e uma frota total de 21.288 veículos, entre automóveis, caminhões, motocicletas e outros. Nos últimos anos, esse número de veículos tem aumentado consideravelmente. Segundo dados do Detran-PR, em 2007, o número total de veículos na Lapa era de 11.939, quase dez mil veículos a menos do que hoje.

A 1ª CIPM, no último mês, prendeu em flagrante delito seis condutores por embriaguez ao volante, atendeu seis acidentes de trânsito e mais seis foram registrados somente na cidade da Lapa, além de capacitar mais nove agentes para a fiscalização dos veículos e de seus condutores. Porém é importante ressaltar a responsabilidade de cada cidadão no trânsito, atentando-se ao fato de que cabe a cada indivíduo a decisão de assumir o risco diante de situações como dirigir alcoolizado, falar ao celular, exceder a velocidade ou realizar uma ultrapassagem indevida que pode acabar com sua vida e de terceiros. 

 

TRÂNSITO LAPEANO

Com o aumento da frota de veículos, surgiram nos últimos anos algumas dificuldades no trânsito do município. Segundo o chefe da Ciretran na Lapa, Sergio Viana Gurski, um dos principais problemas são as vagas de estacionamento na Rua Barão do Rio Branco e no Centro Histórico existe muita dificuldade em conseguir vagas de estacionamento nos horários de maior movimento. Segundo Rubens Stelmack, diretor de Trânsito e Transporte da Lapa e membro da Comissão de Trânsito na cidade, esse problema pode ser resolvido por meio da municipalização do trânsito.

Outra questão importante em relação ao trânsito na Lapa é a sinalização das ruas. Para resolver esse problema, a comissão de trânsito da cidade conseguiu junto ao Detran um investimento de R$ 240 mil, que serão destinados para a sinalização de várias ruas da Lapa. Até dezembro novas placas serão instaladas. Além de regulamentação de trânsito, essas placas indicarão a direção de casas históricas do município.

A SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

A Semana Nacional de Trânsito está prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esse ano terá a missão de fazer o cidadão refletir sobre sua responsabilidade enquanto cidadão e integrante do sistema viário. As atividades desenvolvidas fazem parte do cronograma da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema escolhido esse ano pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi: “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”.

A escolha do nicho deve-se ao grande números de acidentes, que vem crescendo a cada ano apesar dos esforços dos órgãos de trânsito. Sabe-se que um dos principais fatores causadores de acidentes é o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas, mesmo com o enrijecimento da lei seca, que impõe ao condutor sob efeito de álcool multa de R$ 1.915.

 

 

Please follow and like us: