Aula inaugural acontecerá na segunda-feira, dia 18 de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
O quartel da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), na Lapa, sediará, a partir da próxima segunda-feira, o Curso de Formação de Soldados, voltado para os candidatos aprovados no último concurso público da PM. No total, 30 alunos (21 homens e nove mulheres) estão na 1ª CIPM desde o dia 11 de novembro, quando iniciaram a iniciação/adaptação à vida militar, com atividades voltadas a aprendizagem como, por exemplo, marchar, prestar continência e conhecer a rotina policial. Dos alunos participantes, quatro são do município da Lapa. Ainda não há informações sobre quantos destes soldados irão atuar no município após o curso de formação, que tem duração de nove meses.
AULA INAUGURAL
Na segunda, dia 18 de novembro, às 15h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação será realizada a aula. A partir de então, os alunos de 2ª classe (como são chamados) irão iniciar o Curso de Formação de Soldados (CFSd 2013/2014) e passarão por duas fases. Na primeira são feitas aulas práticas e teóricas e, na segunda, o estágio supervisionado.
O curso tem por objetivo qualificar o Soldado de 2ª Classe, criando e desenvolvendo características imprescindíveis ao desempenho das funções do Soldado da PMPR. O intuito é aprimorar seu caráter, a disciplina, os valores éticos e morais e o condicionamento físico, fundamentais para o cumprimento da missão policial militar de proteger a vida e o patrimônio da comunidade com eficácia e preparo profissional.
DUAS FASES
O curso de formação é dividido em duas fases. A primeira é a parte teórica, na qual os profissionais serão capacitados para atuar em diversos tipos de situação e inclusive para o uso de arma. Na segunda fase, a prática é feita como um estágio operacional. Nessa fase, os alunos vão fazer operações e patrulhamento.
INCLUSAO
Depois de uma longa caminhada e de uma espera angustiante, os candidatos que obtiveram êxito no processo de seleção da primeira etapa do concurso para PM/BM começam o Curso de Formação de Soldado Militar em batalhões espalhados nas cinco regiões do Estado.
O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes, que batalhou muito pela realização do concurso e pela contratação dos aprovados na primeira fase ainda neste ano de 2013, parabeniza a todos pela grande conquista. “É uma vitória de todos nós que acreditamos em um estado mais humano e seguro”, diz Moraes.
Para o parlamentar, o Paraná ainda tem que repor muitos policiais e ampliar o efetivo. “Por isso, daqui para frente, vou intensificar o trabalho pela inclusão de mais aprovados”, afirma Moraes.