Avalie esta questão e responda com franqueza: Você gosta de errar?
Bom… Se você responder que não, isso é normal e natural. Afinal de contas, todos nós somos “instruídos”, “educados”, “treinados” para não errarmos. Não é mesmo?
Essa é uma questão até cultural: a rejeição ao erro.
Mas, não deveria ser assim. Pois o erro deveria – e eu digo “deveria” – ser considerado como uma ferramenta de aprendizagem na vida.
O melhor lugar do mundo é uma sala de aula. Um lugar que é permitido errar. Claro, infelizmente nem todos pensam como eu. Mesmo alguns alunos não compreendem isso, acabam achando que não fazer nada é um direito de errar.
Não é assim. Só erra quem realmente se propõem a fazer algo. Só erra quem tenta. Por isso o erro é válido e deveria ser mais “prestigiado” em sala de aula. Pois é com o erro que começa o aprendizado.
Portanto, todos deveriam receber uma delegação para errar. Com uma condição: não repetir o mesmo erro.
Por isso, como já disse, os erros deveriam, sim, ser cometidos pela ação e jamais por omissão!
Mesmo assim, têm pessoas que cometem diversos erros, repetidas vezes, como se gostassem de errar. Algumas vezes de forma inconsciente, mas deixando a ideia de que são incompetentes.
Você quer ter uma ideia das causas mais comuns destes erros, aos quais estou me referindo aqui?
O medo de arriscar-se! Viver num constante dilema entre fazer o que gosta e o que é certo. Ser inflexível e resistir às mudanças.
Agora analise alguns dos erros que são cometidos repetidamente, sem levar a um aprendizado. Tentar resolver problemas apenas eliminando os efeitos e não procurar acabar com suas respectivas causas.
Guardar para si todo conhecimento, informação e novidade. Pensando que isso significa acumular poder.
E, por fim, colocar a culpa nos outros pode ser uma postura mais fácil, ao invés de assumir a responsabilidade!
Para finalizar, gostaria que você compreendesse que a repetição de um erro não é condição suficiente para transformá-lo em acerto!
É necessário ficar antenados e não deixar que a culpa por ter errado lhe consuma. Só assim você construirá a liberdade de errar, aprender com o erro e acertar.
Pense nisso, sem medo de errar.
E, na sua cidade, comunidade, os líderes têm errado muito? De que forma?
-o-o-
“Use as perdas e erros do passado como uma razão para agir, não para parar.”
(Charles J. Givens)

