Inovador. Esta é a palavra adequada para definir a obra “Heróis, Sangue e Ódio”, de autoria do artista gráfico Evandro Luiz, que tem projeto gráfico em formato de revista em quadrinhos e conta a história da Revolução Federalista e os eventos do Cerco da Lapa.
De leitura ágil e condensada, o projeto gráfico em formato de revista em quadrinhos foi assim desenvolvido com o objetivo de levar aos jovens informações sobre este importante acontecimento histórico para o Paraná e o Brasil. A publicação pretende também levar estas informações às pessoas, moradores ou visitantes da cidade, que gostariam de ter uma noção de como se deu o processo que culminou na guerra.
Iniciado em setembro de 2011 para ser lançado em 2014, quando será lembrado os 120 anos do Cerco da Lapa, a obra é o resultado de quase dois anos de pesquisa, redação, esboço e finalização sobre os fatos históricos.
Com uma visão imparcial dos fatos, o livro faz um resumo dos principais acontecimentos que deram origem ao conflito desde a Guerra do Paraguai, passando pela Proclamação da República, as disputas pelo poder no Rio Grande do Sul, o início da guerra, o roteiro da marcha do exército federalista, a invasão de Santa Catarina e Paraná com os eventos na Lapa, a derrota do movimento revolucionário, sua dispersão e a assinatura de paz. Nas últimas páginas são mostrados os envolvidos e suas motivações e por fim é feita uma rápida análise das conseqüências do conflito.
O AUTOR
Evandro Luiz é um artista gráfico com 36 anos no mercado, dos quais 14 dedicados exclusivamente à área editorial no segmento de didáticos e literatura infanto-juvenil, tendo feito neste período ilustrações para grandes editoras nacionais, como Ática, Atual, Scipione, FTD entre outras.
Alguns trabalhos podem ser visualizados do endereço eletrônico: ilustraevandro.blogspot.com.
MATERIAL DIDÁTICO
Além da informação histórica, em sala de aula o livro poderá oferecer uma grande variedade de questões interdisciplinares como ética, geografia, política e interpretação de textos. Pensando nisso, Evandro Luiz já está elaborando um encarte com estas questões para auxiliar os professores.
EM BUSCA DE AUXÍLIO
Para poder publicar a obra, o autor está buscando parcerias e patrocinadores, seja junto a empresas ou através Lei Rouanet, cujos valores poderão ser abatidos no Imposto de Renda.
Evandro Luiz conta que de qualquer forma o livro será publicado, mesmo que por encomenda. O autor também já entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação da Lapa, propondo parceria com o Poder Executivo para que utilize a obra em salas de aula.
Outra ideia apresentada pelo autor e que iria contribuir com a cultura da Lapa e região, é de (em caso de a proposta de publicação do livro ser aceita em mais de um município), ser criada uma biblioteca infantil, um espaço multicultural com cenário lúdico e temático, onde poderia haver apresentação de teatro de bonecos e marionetes, contação de histórias, concursos literários, lançamentos de livros de autores da cidade e de outros municípios, entre outras atividades. Além disso, no local, nas férias escolares, poderia ser criado um festival de inverno ou verão, intensificando as atividades do centro de cultura. Tudo isto voltado exclusivamente para crianças. Evandro Luiz conta que esta ideia surgiu com o desenvolvimento do livro, mas que, independentemente do da obra, acredita ser interessante batalhar pela criação do espaço. “Além de ser um investimento relativamente barato, pois poderia se auto-financiar com vendas de ingressos, também traria um excelente retorno ao incentivar o interesse pelas artes e a formação de leitores, sem contar o retorno financeiro ao atrair um turista de qualidade e reforçar a imagem da cidade como pólo cultural”, conclui.
Quem tiver interesse em apoiar e patrocinar a obra, pode entrar em contato com o autor pelo telefone 41-3622-0592 e pelo e-mail evandroel@yahoo.com.br.