Na semana de 18 a 23 de novembro professores e alunos do CEEBJA “Paulo Leminski” realizaram atividades para refletir sobre o racismo no Brasil.
Na música intitulada “Racismo é burrice”, Gabriel O Pensador afirma que “(…) branco no Brasil é difícil, porque no Brasil somos todos mestiços/ Se você discorda,/ então olhe para trás/ Olhe a nossa história/ Os nossos ancestrais/ O Brasil colonial não era igual a Portugal/ A raiz do meu país era multirracial/ Tinha índio, branco, amarelo, preto/ Nascemos da mistura, então por que o preconceito?”.
Esta música permite uma reflexão acerca de um problema que a sociedade brasileira enfrenta: os resquícios do passado escravocrata que se encontram evidentes nas práticas do preconceito e da discriminação para com os negros, apesar da miscigenação do povo brasileiro. Por muito tempo acreditou-se que o Brasil vivia uma democracia racial, o que contribuía para que o racismo e as práticas discriminatórias se tornassem invisíveis. Entretanto, hoje tem-se a consciência de que isso não passa de um mito e que, portanto, a igualdade para os negros implica em uma luta contínua por direitos.
Na contramão dessa situação de exclusão e preconceito vivenciada não apenas por negros e seus descendentes, encontram-se as políticas de Ação Afirmativa que visam corrigir e reparar as práticas excludentes historicamente construídas ao longo dos séculos e que foram responsáveis pela perda da identidade destes grupos. Neste sentido, as escolas vêm buscando a ressignificação histórica e cultural que se faz necessária para a quebra de paradigmas, pois o preconceito se alimenta na ignorância de tudo o que é diferente e desconhecido.
É neste contexto de reparação da dignidade humana e de valorização dos diferentes grupos étnicos que compõem a nação brasileira que os professores do CEEBJA “Paulo Leminski”, conscientes da necessidade da superação de qualquer forma de preconceito acerca da população negra, buscam, por meio de um trabalho interdisciplinar, amparado e subsidiado pela sua Equipe Multidisciplinar, resgatar e ressignificar a história, dando voz àqueles que até então foram excluídos do processo histórico. Assim, esperam contribuir para uma educação igualitária, de reconhecimento das diferenças e de respeito à diversidade.
Neste viés, o CEEBJA vem investigando a realidade escolar e sensibilizando todos os segmentos escolares com trabalhos de análises, discussões e pesquisas que visam contribuir para a superação do preconceito e da discriminação, buscando desenvolver práticas educativas de valorização da diversidade étnico-cultural, com base no respeito aos direitos humanos inerentes a cada indivíduo, independente de sua condição física, social, sexual, cultural, religiosa, étnica, ou política, ou seja, vem reescrevendo a história sob a ótica de uma educação multicultural e pluriétnica.
ATIVIDADES
O dia 20 de novembro, referendado como o dia da Consciência Negra, é o marco das discussões acerca do fim do racismo e da intolerância, bem como pela luta de igualdade de direitos. Para marcar a data, o CEEBJA realizou uma semana da Consciência Negra para encerrar as atividades desenvolvidas ao longo do ano em diferentes disciplinas, cujas ações foram de constante valorização das diferentes culturas e dos diferentes saberes com atividades que envolveram todos os alunos.
A semana teve início com a fala da professora Eliana Gurski da Silva e uma reflexão acerca da existência do preconceito e da discriminação na sociedade brasileira por meio da apresentação de um vídeo elaborado pelo SBT, no programa “Conexão Repórter” e da música de Gabriel Pensador “Racismo é Burrice”. No decorrer da semana as ações se estenderam desde a reapresentação de um filme realizado por professoras e alunos da escola no ano de 2007, cujo enfoque se dava na valorização da cultura afrobrasileira; por uma palestra sobre crimes raciais proferida pelo advogado Dr. Luis Gustavo Stefanuto, que esclareceu o que é crime e o que não é crime racial, contando com a participação efetiva da plateia; pela participação num dos eventos da Prefeitura Municipal da Lapa por meio do projeto nacional de mostras de curtas e longas metragens (filmes franceses) sobre a África (Taafe Fanga. Poder de saia – Mali); da reapresentação do vídeo sobre a Congada da Lapa; de uma palestra proferida pela professora Ieda Maria Janz Woitowicz, sobre o significado do Dia da Consciência Negra e da Congada da Lapa; de tertúlias literárias realizadas em várias disciplinas e da exposição dos trabalhos realizados no decorrer do ano sobre a temática, bem como da organização de um mural comemorativo para o dia 20 de novembro.
A professora de Arte, Claudia Santos Wiedmer, considerou que o trabalho desenvolvido pela Equipe Multidisciplinar está movimentando a escola, levando à reflexão sobre assuntos antes considerados delicados, trazendo maior segurança e subsídios para debates e práticas pedagógicas. Já o diretor do CEEBJA “Paulo Leminski”, professor Robson José Suero, concluiu que a existência e o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar vem contribuindo para a construção de uma educação mais justa, humana e igualitária, aumentando o alcance de não somente educar, mas somar à sociedade brasileira uma formação mais cidadã e democrática nas suas relações etnicorraciais.