Novas experiências caminhando pelo campo

3ª Caminhada Internacional da Natureza, realizada no Assentamento Contestado, na Lapa, reuniu 280 caminhantes, que puderam conhecer a rotina do local e, ainda, praticar uma atividade física.

Levantar da cama com disposição para caminhar 12,4 quilômetros conhecendo novas paisagens, em pleno domingo pela manhã. Foi isso o que 280 pessoas fizeram no dia 15 de dezembro, no Assentamento Contestado, na 3ª Caminhada Internacional da Natureza.

Com inscrições gratuitas, os participantes se reuniram pouco antes das 9h em frente à Escola Latino-Americana de Agroecologia, no Contestado, para participar das sessões de aquecimento e alongamento. No mesmo local, para aqueles que chegaram um pouco antes, foi oferecido um saboroso café da manhã.  

Após o aquecimento e orientação aos participantes, iniciou-se a caminhada, que tinha quatro pontos de apoio, onde cada caminhante recebia um adesivo correspondente à etapa completada e podia se reidratar com a água mineral oferecida pela organização. O tempo colaborou para que o passeio ficasse ainda mais agradável. Nada de sol escaldante ou chuva que atrapalhasse o percurso. Na maior parte do tempo, céu nublado, com vento agradável.

NO CAMINHO

No percurso, várias curiosidades e muitas informações sobre o estilo de vida dos assentados: uma parada para degustação de morangos produzidos ali; contemplação da plantação feita pelos assentados; conhecer, mesmo que da beira da estrada ou trilha, as casas dos moradores; poder contemplar uma bela cachoeira no percurso…

Mas quem participou teve outras oportunidades, além de conhecer o Assentamento. Durante a caminhada, conversas entre os participantes e troca de experiências. Ali estavam pessoas de diversas idades e de vários municípios. Alguns da Lapa, mas, a grande maioria de outras cidades, como São José dos Pinhais, Campo Largo e Curitiba. O grupo “Infiéis da Trilha”, por exemplo, esteve presente no evento com 22 caminhantes – no total, contam com cerca de 45 participantes, quase todos da capital paranaense. 

Segundo os integrantes do “Infiéis”, a participação em eventos como as Caminhadas na Natureza surgiu pela facilidade de agendar datas e horários, com percursos previamente estabelecidos, além da comodidade em matéria de segurança, hidratação e alimentação oferecidos. Além de que as Caminhadas na Natureza são estimulantes por consequência do perímetro do trajeto: não são demasiado pesadas para os iniciantes, ou caminhantes de final de semana.

E, quem participou percebeu que as caminhadas não são pesadas também para os animais de estimação. Duas mascotes do grupo “Infiéis” participaram do evento. Uma delas até ganhou crachá de caminhante.

Os integrantes contam que a participação de mascotes se iniciou de forma inesperada no grupo. “Depois de vermos a Brenda, uma cadela Labradora, participando de uma das caminhadas, começamos (Paulo e Marcio) a levar a Dulce, pois não tínhamos com quem deixá-la em dias de caminhada. E ela se adaptou de tal forma, criando um laço de amizade tão grande com o grupo, que acabou sendo adotada como mascote dos Infiéis”, contam. Em outros eventos, eles perceberam vários animais “companheiros”, tanto dentro do grupo como é o caso da Bella (do Marlos), como em outros, que se integraram perfeitamente, estimulando seus donos a participar dos eventos.

“Percebemos em muitas curtidas, bem como comentários nas páginas tanto dos Infiéis da Trilha e na página da ‘Dulce – Dudu’, no Facebook, os comentários de pessoas que se sentem incentivadas a participar até pelo fato de levar seus animais companheiros. Acreditamos que essa é uma forte tendência para a próxima temporada, a participação de animais”, relatam.

RECEPTIVIDADE

A recepção feita pelos assentados agradou os participantes. Muito organizados, tanto na recepção como durante o percurso, estiveram sempre presentes para orientar e acompanhar os caminhantes.

“Poucos do grupo tiveram anteriormente oportunidade em apreciar o funcionamento de um assentamento. Além da bela paisagem, os integrantes ficaram impressionados com a organização e a receptividade dos assentados”, contam os integrantes do grupo Infiéis da Trilha.

Ao final da caminhada, os participantes puderam participar da tradicional Feira do Produtor, com oferta de produtos feitos no Contestado, como queijo, geleias, doces e mel. Logo em seguida, quem quisesse podia participar do almoço típico do campo.

PRÓXIMAS CAMINHADAS

As Caminhadas na Natureza no Paraná são ações do Governo do Estado, realizadas pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e Emater Paraná. O projeto tem ainda apoio das prefeituras, da organização não governamental Anda Brasil, do Grupo de Turismo e Produção Associada, e Turismo Rural na Agricultura Familiar – Rede Traf.

O roteiro no município da Lapa – juntamente com as caminhadas nos municípios de Pinhão e Rosário do Ivaí, encerrou o projeto Caminhadas Internacionais na Natureza em 2013. Ao todo, foram realizadas 85 caminhadas em várias regiões do Estado, com a participação de mais de 30 mil pessoas.

Para 2014 já estão previstos mais de 100 pedidos para roteiros no Paraná. O calendário do ano que vem deve ser divulgado assim que sejam definidos alguns detalhes como as datas e a distribuição desses percursos. 

Please follow and like us: