Além do novo equipamento, dez novos funcionários estão sendo contratados para realizar a limpeza dos logradouros. Porém, tanto a nova máquina como os novos contratados só irão iniciar as atividades no início de fevereiro.
Após publicação de matéria na Tribuna Regional, na edição 1781, mostrando a situação de várias ruas do município que estavam sem a devida manutenção de capinação e limpeza, a Prefeitura da Lapa divulgou que, nesta semana, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Transporte recebeu um novo equipamento que vai agilizar a limpeza das ruas da Lapa.
Trata-se de uma Capinadeira a Fogo. Segundo o Poder Executivo, o aparelho faz a limpeza das vias de maneira eficiente, ecologicamente correta e é uma ótima solução para as ruas de paralelepípedo, justamente onde os funcionários tinham maior dificuldade em fazer a limpeza manualmente.
A Prefeitura conta que a máquina foi adquirida pelo valor de R$ 110 mil, após servidores da Prefeitura realizarem visitas técnicas em cidades vizinhas que já usavam esse equipamento e comprovarem a eficiência do aparelho.
A capinadeira precisa ser tracionada por um trator e é abastecida com álcool, necessário para a combustão no serviço de queima do mato. Além de fazer essa queima, o aparelho torra a semente, reduzindo em 50% a rebrotação. A máquina ainda tem um baixo custo de manutenção e estima-se que cada m² capinado tenha custo de R$ 0,05.
Outra novidade divulgada pela Prefeitura é a contratação de dez novos funcionários que vão se juntar às equipes que já fazem a limpeza das ruas do município. Mas, tanto a capinadeira como os novos funcionários contratados só deverão iniciar as atividades no começo do mês de fevereiro.
Atualmente, está em andamento o processo de compra do álcool que será utilizado no aparelho. Segundo o diretor de Saneamento Ambiental da Lapa, Anderson Teixeira, a Prefeitura também está adquirindo três novas roçadeiras destinadas à limpeza de ruas.
Com essas medidas, a Secretaria de Infraestrutura, Obras e Transporte vai conseguir atender à demanda de limpeza e capinação das ruas da Lapa. Atualmente, o setor de limpeza pública possui três equipes fazendo a capinação, quatro equipes de roçada nas praças, repartições públicas e Parque Linear.
FISCALIZAÇÃO
Na edição 1781 da Tribuna, também foi questionada a questão da fiscalização por parte do Poder Público a imóveis em que não haja manutenção e limpeza de calçadas e de terrenos.
É necessário, com urgência, que sejam tomadas providências no sentido de fiscalizar e cobrar multa dos cidadãos que não estão cuidando de seus terrenos. Ou então oferecer benefícios àqueles que mantêm seus imóveis limpos (como descontos no IPTU, por exemplo). Esta iniciativa pode partir tanto do Poder Executivo como do Poder Legislativo Municipal.