O deputado federal Eduardo Sciarra, ex-líder do PSD, cobrou na última semana, em Brasília, agilidade no processo preparatório para a licitação das obras da nova ferrovia que ligará Maracaju (MS) a Paranaguá (PR) em audiência com o ministro dos Transportes, César Borges.
“É um projeto de grande importância para o país. Além do escoamento da produção paranaense, também poderá transportar a produção da região Centro-Oeste para ser processada em nossas indústrias”, defendeu Sciarra. “Nosso sistema de transportes está totalmente saturado e precisa de alternativas”, analisou.
O ministro afirmou que o governo lançará a Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) ainda em 2014. O intuito da PMI é obter estudos de viabilidade do projeto das empresas interessadas em disputar o futuro contrato de concessão. “Com isso, o governo irá balizar as diretrizes da obra da nova ferrovia”, explicou Sciarra.
O parlamentar lembrou que o traçado não poderá afetar as áreas legalmente protegidas da região, como unidades de conservação do litoral. “Este tem sido um dos entraves do projeto, mas as soluções encontradas desviam áreas sensíveis ou causam o menor impacto possível sobre o meio ambiente”, afirmou. “A proposta evita também danos à Serra do Mar, principal obstáculo natural do traçado”.
Com previsão de extensão de 989 quilômetros, a Ferrovia Maracaju-Paranaguá deve receber investimentos de mais de R$ 7 bilhões. A ideia é implantar novos trilhos entre Maracaju (MS) e Cascavel, ligando-os a partir daí à Ferroeste até Guarapuava (trecho já construído e em operação). De lá, serão lançados novos trilhos até a Lapa (Terminal Engenheiro Bley), contornando depois a Região Metropolitana de Curitiba e a Serra do Mar e finalmente chegando ao Porto de Paranaguá.
De acordo com estudos do Fórum Futuro 10 Paraná, o custo do frete cairia de R$ 28,80 por tonelada do transporte rodoviário para R$ 13,76/t pela nova ferrovia. O Fórum é um movimento que reúne as principais entidades representativas do empresariado do estado e maior defensora da implantação da Ferrovia Maracaju-Paranaguá.
“O Fórum Futuro 10 Paraná tem assumido papel de ponta de lança deste projeto, mostrando que há um consenso geral entre as forças econômicas de que é preciso dar uma solução de longo prazo para os problemas de infraestrutura paranaenses”, avaliou Eduardo Sciarra. A audiência com o ministro dos Transportes, César Borges, ocorreu na última quarta-feira (12), em Brasília.