Colégio do Contestado recebe certificado do Corpo de Bombeiros

 

Entrega aconteceu durante cerimônia de lançamento da Brigada Escolar 2014.

O governador Beto Richa lançou na segunda-feira, 17 de fevereiro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a segunda fase do programa Brigada Escolar, que neste ano formará 14 mil brigadistas nas escolas da rede estadual de educação. Entre as escolas beneficiadas está o Colégio Estadual Contestado, na Lapa.

Eles receberão capacitação em combate a princípios de incêndios, primeiros socorros, plano de abandono. Richa também entregou certificados de vistoria do Corpo de Bombeiros às escolas que participaram do programa em 2013. Mais de 4.300 pessoas foram capacitadas no ano passado e, ao todo, 280 escolas estão aptas à certificação. A meta para 2014 é que esse número chegue a 436 escolas. Na sequência, serão adequadas as escolas de maior porte que exigem elaboração de projetos de Prevenção de Incêndios.

Richa apontou que, no ano passado, o Estado investiu R$ 11 milhões em equipamentos de segurança para casos de emergências para todas as 2,5 mil escolas da rede estadual e conveniadas. Durante a cerimônia, três escolas receberam do governador a certificação do Corpo de Bombeiros: o Colégio Estadual Ilha das Peças (Guaraqueçaba), Colégio Estadual Joana Gurski (Araucária) e Colégio Estadual Contestado (Lapa).

Samuel Antonio da Silva, diretor do Colégio Estadual do Contestado, contou que depois dos acontecimentos envolvendo jovens na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a sociedade passou a se preocupar também com a segurança nas escolas. “O treinamento com os professores pela Defesa Civil e com o investimento em equipamentos, como extintores e luzes de emergência, se acontecer algo agora estamos preparados”, afirmou.

PIONEIRO

Iniciado em 2012, o Programa Brigada Escolar – Defesa Civil na Escola envolve a Secretaria de Estado da Educação, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Paraná. Considerado uma iniciativa pioneira no país, o programa já rendeu ao Paraná a condição de modelo para outros estados segundo o Ministério da Educação.

A Brigada Escolar promove a adequação de prédios escolares para o cumprimento das exigências do Código de Prevenção contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros. Elas são compostas por, no mínimo, cinco brigadistas por instituição.

As aulas da primeira turma deste ano têm início nesta segunda-feira com a participação de 2.011 brigadistas. As próximas capacitações ocorrerão nos meses de maio, agosto e outubro, com a capacitação total de 14 mil brigadistas.

O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, lembrou que no início de 2011, cerca de 1.700 escolas estaduais não estavam autorizadas a funcionarem de acordo com as normas de segurança do Corpo de Bombeiros.

CAPACITAÇÃO

Os diretores e pedagogos das instituições participantes também foram capacitados a realizarem exercícios simulados de abandono da edificação escolar. De acordo com o programa, toda escola deve realizar, no mínimo, um exercício simulado de abandono de edificação por turno em cada semestre, constando no calendário escolar.

As capacitações tiveram início no ano passado, com a participação de 3.188 brigadistas na modalidade de ensino a distância e 1.111 brigadistas na forma presencial. Em 2014, serão capacitados 14 mil profissionais da educação. Serão 60 horas de aulas teóricas (na modalidade de Educação a Distância) e 16 horas de aulas práticas (presenciais).

Please follow and like us: