Água: quanto é necessário para produzir um quilo de soja?

No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. Imprescindível nas atividades agropecuárias, este bem de consumo tem demanda bem alta na produção de alimentos. Quanto você está disposto a pagar por um copo de água?

 

Estudos da Embrapa mostram que, para se produzir soja, é preciso que a área de lavoura receba chuvas no seu ciclo de desenvolvimento entre 450 a 800 milímetros. Isto significa que desde o plantio da semente até o período que antecede a colheita, na área de produção caíram chuvas regulares que permitiram o bom desenvolvimento da planta.  

Considerando que na área de plantio a pluviometria foi de 450 milímetros, significa que o volume de água da chuva que caiu na área foi de 450 litros por metro quadrado, ou 4.500.000 litros por hectare (um hectare equivale a 10.000 m²).

Baseando-se numa produtividade média de 3.000 kg de soja por hectare, temos então que para cada quilo de soja produzida foi necessário 1.500 litros de água.

Os números acima mostram que se necessita de muita água para produzir alimentos. O seu valor é tão grande e de difícil entendimento, que um professor de economia, durante a aula, questionou os alunos sobre o valor que estariam dispostos a pagar por um copo de água. Fundamentados na lei da oferta e da demanda, chegaram à conclusão de que o primeiro copo de água para quem está morrendo de sede, não tem preço. Se paga o que se pede ou morre de sede. Quanto vale a tua vida?

Já o segundo copo de água tem valor menor. O terceiro copo de água terá valor menor ainda e, a partir do sexto copo de água, nem de graça quem estava morrendo de sede estará disposto a tomar.

Portanto, vamos refletir sobre a importância da água para a VIDA e o que estamos fazendo para cuidar dela, que é vida.

 

BOX

Imprescindível nas atividades agropecuárias

Estudos mostram que a demanda de água para produzir alimentos é bem alta:

Produto

Unidade

Água ( litros)

Cereais

Kg

1.500

Óleo  (azeite)

Kg

2.000

Carne  de frango

Kg

6.000

 Fonte: UESCO, 2003.

Please follow and like us: