Vitrine tecnológica de produção de frutas será instalada na Lapa

 

Modelo para difusão de tecnologias para técnicos, estudantes e produtores rurais, vitrine buscará contribuir para o crescimento da fruticultura de clima temperado comercial no município da Lapa e de toda região Centro-Sul do Paraná.

A Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento assinou na segunda-feira, 17 de março, um acordo de cooperação técnica entre o Iapar, Emater e Prefeitura da Lapa para disponibilizar modernas tecnologias de produção para fortalecer a produção de frutas de clima temperado na região Centro-Sul do Estado. Participaram da assinatura do termo de cooperação o Secretário Estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, o Diretor do Iapar, Adelar Motter, o diretor presidente da Emater, Rubens Niederheitmann; e a prefeita da Lapa, Leila Klenk. 

Para Ortigara, essa é uma oportunidade para ousar mais no processo de produção de frutas de clima temperado e oferecer alternativas viáveis aos produtores da região Centro-Sul do Estado. “Qualquer ação, desde que bem feita, organizada, articulada, como essa que está sendo adotada aqui, vai ajudar muito o produtor”, disse.

O termo de cooperação prevê intensificar a pesquisa e a assistência técnica em cultivos de variedades de maçãs, pera, ameixa, nectarina, pêssego, caqui e uva. Também poderá haver difusão de tecnologia para o cultivo de framboesa e amora, frutas que têm proporcionado uma renda superior ao morango na região, observou a prefeita.

Os recursos necessários para compra de mudas de frutíferas, de equipamentos e insumos serão captados pelos parceiros.

VITRINE TECNOLÓGICA

O termo de cooperação prevê a instalação de uma vitrine tecnológica tendo como objetivo a produção de frutas de clima temperado, com qualidade, na unidade do Iapar instalada na Lapa. Essa vitrine será um modelo para difusão de tecnologias para técnicos, estudantes e produtores rurais, contribuindo para o crescimento da fruticultura de clima temperado comercial no município da Lapa e de toda região Centro-Sul do Paraná.

Estão previstas várias ações na unidade do Iapar, como testes de validação para novas tecnologias relacionadas à fruticultura temperada, avaliação do comportamento de novas espécies e variedades de frutíferas adequadas para a região, aprimoramento dos tratos culturais e fitossanitários e apoio na condução dos pomares. Haverá também ações de difusão de tecnologias como manejo dos pomares por meio de dias de campo, treinamentos e outros métodos de difusão.

A região da Lapa é ideal para instalação dessa vitrine porque o clima, caracterizado por geadas frequentes durante boa parte do ano, é ideal para o cultivo de frutas temperadas e representativo para os municípios de Araucária, Campo do Tenente, Palmeiras, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Contenda, Campo Largo, Rio Negro, Balsa Nova, Irati, São Mateus do Sul e outros.

As culturas da macieira, pessegueiro, nectarineira, ameixeira, caquizeiro e videira têm expressão e potencial econômico na região, o que justifica o investimento. Recentemente, a instalação da unidade industrial para produção de sucos de uva em Campo Largo está estimulando o plantio de uva na região Centro-Sul, que precisa de um suporte da pesquisa e da tecnologia para alcançar bons resultados em produção e produtividade.

Os responsáveis técnicos indicados para esse projeto são: Clandio Medeiros da Silva (Iapar), Antonio Leonardecz (Emater), e Adriano Corrêa (Prefeitura da Lapa).

 

Abrafrutas é criada para defender interesses da fruticultura

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) foi lançada oficialmente na terça-feira, 18 de março, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. Criada no final do ano passado, a Abrafrutas atuará em defesa dos interesses da fruticultura, representando um segmento relevante da produção agrícola brasileira, com exportações anuais de 693 mil toneladas e receita de US$ 619 milhões.  O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, superado apenas por China e Índia.

O primeiro presidente da Abrafrutas será o empresário Luiz Roberto Barcelos, maior exportador de frutas do Brasil e produtor rural do Ceará. A Associação irá trabalhar em conjunto com a CNA na busca de novos mercados para as vendas externas de frutas brasileiras. Atualmente, as exportações estão concentradas na União Europeia (UE), destino de 76% dos embarques do produto. O melão lidera as exportações do país, com 181,7 mil toneladas colocadas no mercado internacional, em 2014. A uva, manga, limão, mamão e abacate são outros destaques das exportações do segmento frutas frescas.

A CNA também firmou parceria com a Abrafrutas com o objetivo de adotar medidas que possam consolidar os mercados já existentes e abrir novas fronteiras para as frutas brasileiras no competitivo mercado internacional. Para consolidar este projeto, foi criado o Fundo da Fruticultura, cujos recursos financeiros serão utilizados em ações que sejam capazes de fortalecer a produção interna e melhorar a produtividade.

Outro objetivo da Abrafrutas será buscar alternativas capazes de aumentar o consumo externo da fruta brasileira, devido à sua extraordinária qualidade e sabor diferenciado.

Please follow and like us: