Café com Coach – Ser Básico é bom?

Ser um empreendedor super vendedor requer uma habilidade que está em falta no mercado. Essa habilidade consiste em entender como as pessoas pensam e qual o tipo de “valor” que elas estão buscando.

Todo negócio tem um fundamento que é resolver os problemas de nossos clientes. Vale lembrar que eles sempre estão dispostos a pagar para que alguém resolva seus problemas. É aqui que entra a importância de entender a Zona Mental de Percepção de Valores.

A primeira esfera é o que chamamos de Zona da Comodidade. Literalmente estamos falando da solução básica. É aqui que transitam os produtos do tipo commodities. Esta palavra é um termo em inglês que significa literalmente mercadoria e é utilizada para descrever bens e serviços nos quais existe a procura, mas sem atender a diferenciação de qualidade. O que existe aqui é um padrão mínimo aceitável, por assim dizer, de qualidade, para que os mesmos sejam comercializados.

Compreenda, arroz é arroz em qualquer lugar, seja num pequeno mercado de bairro ou num Supermercado ou em uma panificadora. A mesma coisa acontece, por exemplo, com o açúcar, com o feijão e com os tijolos, já que não há diferenciação entre a mercadoria oferecida pelos fornecedores.

É interessante ainda observar que, após a revolução da qualidade entre os anos de 1980 a 1990, os clientes ampliaram a sua visão e incluíram nesse conceito muitos outros produtos e serviços. Isso quer dizer que dentro de uma determinada faixa de preços, podemos encontrar carros, postos de gasolina, computadores e até quartos de hotéis em que não há uma diferenciação e por isso, se tornam um tipo commodities.

O ponto que você precisa entender é que, o que realmente afeta a decisão de um comprador potencial nesse caso é o preço. Olha, existem profissionais como contadores, técnicos de informática, advogados e consultores que se encontram exatamente nessa situação e ai o que sobra é apenas baixar o preço para tentar sobreviver. Isso mesmo, baixar o preço, porque o concorrente baixou e porque o seu cliente está vendo que você não tem nada de diferente. Por isso você deve cuidar ao máximo para que o seu negócio não seja percebido como algo igual.

Você deve ser DIFERENTE e para isso ocorrer é necessário aprender a embalar bem o seu produto ou serviço. Vale abrir um parêntese aqui, que claro, você deve fazer o trabalho de casa e trazer algo que agregue valor e resolva realmente os problemas de seus clientes, se não, ai não vai mesmo.

A questão é…. Como você vai jogar o jogo da Sua Vida profissional?

Caso você queira realmente vencer e ser diferente, terá que ir para as Zonas Superiores e é isso que vamos aprender em nossos próximos artigos.

Mas, caso acredite que está bom onde você se encontra, não tem problemas, fique ai, só não reclame mais da vida.

Pense nisso! Boa semana e sucesso!

Professor Alessandro Henrique

(41) 3093-7768 | (41) 9660-1775 – leitor@professoralessandro.com

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