União Esporte Clube completa 76 anos

Com direito a goleada, muita festa e bolo de aniversário, o União Esporte Clube completou 76 anos na segunda-feira, 21 de abril. As festividades pela data começaram dentro do campo. A equipe do Portuga, de Curitiba, foi a convidada especial para enfrentar o time de veteranos do Leão da Saudade. E, como um bom convidado, o time curitibano não estragou a festa do time da casa. Com gols de Marcial, Fonseca e Polaco (2) o União venceu o jogo pelo placar de 4 a 2.

Em seguida, a comemoração passou para fora do campo. Com muita festa, foi realizado um grande almoço na sede social do clube. O almoço contou com a presença dos jogadores e de suas famílias, além de autoridades.

Após o almoço, o Presidente do União Esporte Clube, Luiz Carlos Castilho Good, discursou e exaltou a importância do clube, que é sem dúvida um patrimônio da Lapa. Castilho falou também sobre a dificuldade de manter um clube de futebol amador como o União nos dias de hoje e terminou agradecendo o apoio de todos os colaboradores da rica história do União.

Em seguida a festa continuou com muita animação e com um bolo de aniversário para o Leão da Saudade, um dos mais vitoriosos times da Lapa. Parabéns União Esporte Clube!

 

CURIOSIDADE

Poucos lapeanos sabem, mas uma história que foi destacada pelo presidente do União, Luiz Carlos Castilho Good, durante o aniversário do clube, foi o fato do Leão da Saudade játer feito um jogo preliminar em uma Copa do Mundo.

Isso mesmo! Em 25 de junho de 1950, Estados Unidos e Espanha se enfrentaram na Vila Capanema, em Curitiba, em partida válida pela Copa do Mundo, que naquele ano foi realizada no Brasil. E o jogo preliminar, poucas horas antes da partida da Copa, foi entre o União Esporte Clube e Internacional Esporte Clube, de Campo Largo. Esse foi um dos capítulos mais importantes da gloriosa história do Leão da Saudade. 

 

PALAVRA DO PRESIDENTE

“A data do aniversário do União Esporte Clube é especial, pois referenciamos também Joaquim José da Silva Xavier, o alferes Tiradentes, nosso mártir e patrono cívico da nação. O União Esporte Clube, conhecido por Leão da Saudade, o querido alvirrubro da Rua Barão do Rio Branco, comemora mais um aniversário. Setenta e seis anos de existência fazendo parte da história da legendária e histórica cidade da Lapa, a terra dos heróis.

Originou-se da fusão da equipe do Lapa E. C. com o Operário F. C. em abril de 1938. Teve sua primeira diretoria eleita em 03 de agosto de 1938 e, em 16 de agosto de 1938, recebeu por doação da prefeitura municipal o terreno onde construiu seu estádio. Seu primeiro estatuto foi proposto e aprovado em data de 13 de agosto de 1948. Possui ainda título de utilidade pública Estadual e Municipal.

Certamente muitas pessoas não acreditavam que no ano de 1938, quando da fusão das equipes do Lapa e do Operário, fosse resultar no aparecimento da equipe mais vitoriosa da cidade legendária. Seus feitos memoráveis no decorrer do tempo mostraram que a cidade ganhou uma grande equipe de futebol, que levou o nome do município pelo Paraná afora e, porque não dizer, ao Brasil. Poucos sabem, mas o União, no ano de 1950, quando se realizava a Copa do Mundo em nosso país, fez uma partida preliminar frente à equipe do Internacional de Campo Largo antes do jogo principal entre a Seleção dos Estados Unidos e Seleção da Espanha no Estádio Durival de Brito e Silva, na capital do Estado. Na época, o Paraná era uma das sedes da Copa do Mundo. Vários jogadores desfilaram seu talento no campo do União, muitos deles hoje se encontram em outro plano, desfilam seus talentos no outro campo, no campo lindo e verde do eterno estádio celestial, mas nós aqui não os esquecemos e os referenciamos também hoje, por terem vestido com amor e raça a camisa vermelha e branca. Agradecimento também aos ex-diretores, pois cada um, dentro de suas possibilidades, ajudou sobremaneira a construir a história desta grande associação de futebol. As dificuldades financeiras para manutenção e recuperação do patrimônio são grandes e os recursos são poucos, mas temos no decorrer dos anos conseguido manter em atividade este grande patrimônio da Lapa e sua gente, o União Esporte Clube.

O União é um valioso patrimônio da Lapa e dos lapeanos e também oferece à comunidade uma opção de lazer e entretenimento nos finais de semana, abrindo seu espaço físico para jogos oficiais e amistosos. Cede também seu estádio para realização de jogos escolares municipais e intermunicipais e também a entidades beneficentes para atividades recreativas, mostrando entrosamento com o poder público e entidades afins, e ocupando lugar de destaque no cenário local.   

Agradecimento a equipe do Portuga F. C., na pessoa de seu Presidente Avelino, com certeza nossa festa não teria o mesmo brilho sem a presença tão desejada de vocês. Agradecimento também aos convidados presentes, em especial a Prefeita Municipal Leila Klenk, pelo apoio prestado quando das nossas solicitações, aos nossos diretores, jogadores, colaboradores, torcedores e simpatizantes. A festa não seria completa sem a presença de todos vocês, obrigado por abrilhantarem nossa festa de aniversário.

Agradecimento especial a Deus por nos permitir participar de mais esta linda festividade, ao aniversariante Leão da Saudade desejando-lhe muitas felicidades e muitos anos de vida, que você continue sendo aquela estrela majestosa e que seu brilho jamais seja ofuscado, e que a luz do senhor do universo venha iluminar o seu caminho por toda a vida. Parabéns Leão, a Lapa não seria a mesma sem você, rico patrimônio desta linda terra.”                           

Luiz Carlos Castilho Good, Presidente do União Esporte Clube.

 

Please follow and like us: