Manifesto de um cidadão Lapeano

Prezado Tony Renato Antunes,

Li a sua coluna  “Fique por dentro” da Tribuna Regional de 14 a 20 de Abril deste ano.

Considero seu chamado a que nós cidadãos Lapeanos, cobrássemos da atual gestão o cumprimento de seu Programa de Governo,  fundamental para o exercício democrático e a prática de uma cidadania participativa. A própria gestão opera com este entendimento democrático. Foram dezenas as audiências de Prestação de Contas do Primeiro Ano de Trabalho em quase 20 localidades e comunidades no Município. Você participou de alguma destas Assembleias?

Senti falta sua, pelo seu artigo não fazer um comparativo entre duas gestões. O que foi prometido por uma gestão e realizado e o que a nova gestão prometeu e está realizando. Para que tenhamos, como cidadãos lapeanos, critérios para julgamento objetivo e justo, precisamos desta sua informação comparativa.

Erro fundamental em sua avaliação é esperar que uma administração cumpra em 16 um programa de 48 meses! O resultado de um jogo se sabe no apito final do juiz, após 90′ de jogo. Julgar a eficácia de uma gestão com ironia neste momento é um ato marcado por falta de seriedade de critério. 

Sugiro assim que, para que possamos fazer uma avaliação mais objetiva desta gestão: que você nos informe comparativamente o que esta gestão já fez em 16 meses e o que as outras fizeram nestes mesmos meses iniciais. Importante também será você comparar o que esta gestão e as anteriores fizeram ao lado do que se propuseram: comparando  Planos de Governo com Plano de Governo e o que cada uma realizou, nos 16 primeiros meses de administração. É uma questão de honestidade para com o leitor e justiça com os governantes atuais e anteriores! Você há de concordar que temos de comparar “alhos com alhos”, “bugalhos com bugalhos”. Posso contar com uma avaliação desta natureza? Seria um jornalismo investigativo, honesto e transparente!  Aguardo assim sua avaliação comparativa da realização de governos em uma de suas próximas colunas. Creio que você terá uma grata surpresa do que esta gestão já fez!

Você pediu que nós do interior da Lapa nos manifestássemos quanto ao estado das estradas. Pois eu lhe convido a viajar pelas estradas até a Colônia  Municipal e o Faxinal dos Pretos ou ainda da Lavrinha até o São Bento, ou mesmo ao Marafigo e Rio da Várzea. Nestes trechos o ônibus escolar encalhava em dias de chuva  e chegavam a não a trafegar nos últimos quatro, três e até dois anos atrás. Crianças perdiam suas aulas! Hoje estas mesmas estradas estão ensaibradas com excelente material, bocas de lobo desentupidas; laterais de escoamento pluvial profundos drenam as aguas, resistindo até a tempos de chuva como tivemos nestes últimos dias. Por acaso você ouviu neste ano de algum agricultor que não logrou escoar a sua produção? Por três anos do governo anterior, nossas estradas estavam um caos. Convido-lhe a nos visitar e tirar a dúvida e assim informar a população lapeana de forma honesta e atualizada! Visite o Faxinal dos Pretos e  o São Bento! Venha até num dia de chuva! 

Comparativos iguais você poderia fazer sobre saúde, agricultura, educação, juventude, meio ambiente e tantos outros temas. Seria uma importantíssima informação ao eleitor e cidadão Lapeano. Posso esperar por um jornalismo desta qualidade? Com todas as limitações, até nas criticas às áreas da Saúde Brasileira você verá o quanto este governo já fez. As primeiras estatísticas comparativas já estão disponíveis: diminuição significativa da mortalidade infantil, enorme crescimento de sucesso nas campanhas de vacinação etc. Você lembra ainda da crise da falta de ambulâncias no início de 2014 e já temos as primeiras soluções. Informar estes sucessos é questão de honestidade e respeito ao leitor.

Também concordo contigo que o Plano de Governo da Leila é ousado. Também o foram dos antecessores. Somente quem quer o melhor para o seu município, ousa e se propõe a fazer o máximo aos seus munícipes! Mas uma avaliação honesta deverá comparar grandezas iguais. O que um e o outro fez no mesmo tempo de governo! Para uma avaliação categórica você terá de esperar o final do jogo! E talvez se surpreenderá que o apito final tenha sido somente o apito do primeiro tempo de jogo!  

Mas, caso insista em comentar o início do jogo, compare jogo com  jogo, dos mesmos primeiros minutos! O que esta gestão fez em 16 meses, e o que os seus antecessores fizeram neste mesmo período de governo? Posso aguardar por este comparativo? Com certeza seria percebido pela população como um jornalismo investigativo integro e honesto.

Finalmente, Caro Tony, gostaria de lhe convidar a construirmos juntos uma Lapa Solidária e Melhor. Cobranças, militâncias partidárias e embates políticos somente engrandecem uma democracia. Mas se estes perdem a parcimônia, o respeito no duelo do debate, antes desunem a unir seus cidadãos. Podemos lutar em trincheiras das mais variadas, mas fidalguia no lutar, respeito ao opositor são marcas de toda Democracia madura. O ideal Republicano de Liberdade, Igualdade, Fraternidade também deveria permear a sua coluna. Seria muita pretensão minha pedir esta atitude sua de agora em diante?

 

Dieter Brepohl

Cidadão Honorário, Empresário e Produtor Rural

 

 

 

 

Please follow and like us: