A alimentação saudável pode ser encontrada bem perto do consumidor: na feira realizada na Alameda David Carneiro, nos sábados de manhã, o agricultor familiar oferece toda a qualidade de sua produção à população.
Manter uma alimentação saudável e de qualidade e praticar exercícios físicos regularmente faz parte das recomendações médicas para ter uma vida saudável e prevenir doenças. Enquanto as orientações são ignoradas por uns e seguidas à risca por outros, o país vê seus meninos e meninas, adolescentes e jovens seguirem os passos da obesidade. A reeducação alimentar é um desafio para reverter esse quadro.
E, o que muitos ignoram, é que a inclusão de frutas e verduras na alimentação, é fator primordial para auxiliar na prática de vida saudável.
Na Lapa, o acesso a esses produtos, com qualidade, é muito simples. Basta se dirigir à Feira de Produtos Orgânicos, realizada todas as manhãs de sábado, na Alameda David Carneiro.
Entre os agricultores familiares que participam da feira, está Flávio Lechinski, produtor da Colônia Municipal, que, junto de sua esposa Dirlei, produz verduras e as oferece aos clientes em sua barraca. Além disso, também produz geleias, conservas, molhos, compotas e cristalizados.
Outros agricultores familiares adeptos da produção orgânica são Claudinei Opolis, de Colônia Municipal, junto de Wilson Sossela e do pai Flávio, de Campo de Telha. Eles produzem todo produto de época, hortaliças e verduras.
Visitar a feira e adquirir produtos dos feirantes é sinônimo de busca por uma vida saudável. Os alimentos ali oferecidos foram produzidos com cuidado, visando a qualidade. Além disso, outro diferencial: são produzidos pertinho da casa do consumidor. Você conhece, você confia!
OS ORGÂNICOS
No final dos anos 70, os produtos orgânicos eram produzidos em pequena escala e bem mais caros que os produtos convencionais. Há poucos anos, eles só podiam ser encontrados em lojas de produtos naturais e feiras de pequenos agricultores. O cenário agora é outro. A procura de alimentos livres de aditivos químicos têm aumentado na mesma proporção da busca por saúde e qualidade de vida.
De acordo com a maioria dos estudiosos da ciência da toxicologia, a aplicação controlada de fertilizantes e de outros produtos químicos não causa danos à saúde. No entanto, o que preocupa é o uso indevido e abusivo desses produtos por parte dos produtores.
De acordo como o Instituto Biológico de São Paulo, há casos de aplicação de pesticida em culturas para as quais o produto não é autorizado. O Brasil foi incluído entre os países onde há exagero no uso de agrotóxicos pela FAO, órgão das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
PORQUE CONSUMIR
O consumo de produtos orgânicos protege a saúde. Os resíduos dos aditivos químicos, pesticidas, hormônios de crescimento, antibióticos que permanecem nos alimentos a longo prazo podem provocar reações alérgicas, respiratórias, problemas neurológicos, distúrbios hormonais (em homens e mulheres), desenvolver determinados tipos de cânceres, diminuição da fertilidade (redução do número de espermatozoides).
Os alimentos orgânicos são mais nutritivos. Embora ainda exista muita discussão a respeito do assunto e nenhum consenso científico, solos mais ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com mais concentrações de nutrientes, fitoquímicos antioxidantes, como polifenóis e carotenoides, que os alimentos produzidos convencionalmente.
Sabor e aroma mais intensos. A ausência de agrotóxicos ou produtos químicos contribui para o sabor e o aroma naturais. Além disso, frutas e vegetais orgânicos crescem mais lentamente e tendem a ser menores.
Protege futuras gerações de contaminação química. A intensa utilização de produtos químicos na produção de alimentos afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos ou qualquer produto químico, e tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais.
Evita a erosão do solo. Através de técnicas agronômicas, o solo se mantém fértil e permanece produtivo ano após ano. A erosão também pode ocorrer no sistema orgânico, mas a auditoria da certificadora exigirá que seja evitada.
Protege a qualidade da água. Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d`água e poluem rios e lagos.
Restaura a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal. A agricultura orgânica respeita o equilíbrio da natureza, criando ecossistemas saudáveis. A vida silvestre, parte essencial do estabelecimento agrícola é preservada e áreas naturais são conservadas (nascentes de água são protegidas, as áreas desmatadas são reflorestadas, os animais e a vegetação nativa são preservados).
Ajuda os pequenos agricultores. Em sua maioria, a produção orgânica provém de pequenos núcleos familiares, que tem na terra a sua única forma de sustento.