O poder me corrompe?

Crescer na vida consiste em você ter Poder e aqui, nos deparamos com uma palavra que ao mesmo tempo instiga e também perturba a muitos.

Já é conhecido que, quando se quer corromper alguém, basta dar a ela poder, pois tal elemento funciona como um ácido capaz dissolver qualquer virtude, fazendo o humilde transformar-se em um opressor. Perceba bem, pois esse conceito é amplamente aplicado em toda a sociedade, indo da política até a vida empresarial.

Mas será que realmente a vida é assim?

Será que a única coisa que sobra é aceitar tal situação como um dogma inquestionável e que diante daquele que tem esse “poder”, por mais despreparado que seja, não nos resta nada, a não ser aceitar a sua tirania e viver debaixo desse julgo?

O conceito de Poder sempre foi encontrado nas estruturas mitológicas universais, estruturas estas, que formaram as civilizações que o mundo conhece hoje. Aqui, o poder constitui-se literalmente em saber captar as Leis Universais que regem o Cosmo e uma vez que consiga isso, não é que temos, mas sim, nos tornamos o próprio. Essa é a ideia do herói e todas as crenças pregam isso quando falam de um libertador que se manifesta ensinando estas Leis através da ordem, do amor, da vontade, da humildade, da caridade, das ideias de semente e colheita e por ai vai, e esse homem ainda, luta pragmaticamente mostrando como se faz e dá a sua vida por esse ideal.

Então, onde nasce a ideia de que o poder corrompe? Nasce de uma associação equivocada entre Poder e Autoridade. Vou te explicar:

Entendemos então, que o Poder é infinito, por sua vez a autoridade é finita e não passa de uma organização hierarquizada na qual respeitamos os seus níveis (presidente, chefe, etc…) que na maioria dos casos, são compostos de indivíduos despossados de poder e por isso, passiveis de corrupção.

O Finito é corruptível o Infinito não. Com isso o Infinito é superior ao Finito, se fosse ao contrário ninguém acreditaria no conceito do Divino, porque Deus é Infinito, e por isso o buscamos, não é verdade?

Ai você entende, porque homens como Moisés, Sidarta Gautama (Buda), Confúcio e o próprio Jesus, sem falar dos não divinizados como Pitágoras, Sócrates e Platão, por exemplo, são lembrados até hoje pelas mudanças profundas que fizeram na sociedade. Eles fizeram tal feitos, porque eram poderosos ou seja, simplesmente canalizavam as Leis Universais e me conte, Quem deles corrompeu? 

Afinal, o verdadeiro e puro Poder é uma blindagem contra a corrupção e aquele que dia a dia busca isso, como ensina o grande Mestre, não é à toa que é comparado como o homem que construiu a sua casa sobre a rocha.

Já pensou?

          

Excelente semana e Sucesso!

 

Professor Alessandro Henrique

leitor@professoralessandro.com

Please follow and like us: