No sábado, 12 de julho, o Grupo Escoteiro da Lapa João Henrique Scheffer participou do 23º Mutirão de Ação Ecológica (MUTECO), a maior atividade ecológica dos Escoteiros do Brasil. Neste ano o tema tratado foi “Terra, o mundo que queremos”.
Os escoteiros da Lapa contribuíram coletando lixo jogado no Parque Linear, plantando nove mudas de árvores nativas em sua sede (no Colégio Polivalente) e aprendendo mais sobre as plantas nativas da região, através de uma palestra ministrada pelo chefe Luiz Buchner, que levou várias amostras de folhas para aprenderem a reconhecer.
Os participantes contaram que foi um dia muito agradável, no qual aprenderam mais sobre a natureza e a preservar, com o objetivo de deixar o mundo cada vez melhor.
ESCOTISMO
O Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
O fundador do Escotismo, Baden-Powell, definiu os conceitos inerentes à Lei Escoteira como a honra, a integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e auto-confiança.
Quando ele idealizou a Lei Escoteira, decidiu não estabelecer leis proibitivas, mas conceitos para formação de pessoas benévolas, para que, desta forma, o jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar.
Quer conhecer mais como funciona o escotismo e o Grupo Escoteiro da Lapa? Então vá até o Colégio Polivalente e se informe!