Na oportunidade, também aconteceu reunião da Adjori-PR. Tribuna Regional esteve presente, se informando, junto aos demais associados, sobre verificação e auditoria dos jornais, sites e revistas, para comprovar o real número de exemplares em circulação de cada mídia.
Guarapuava sediou, pela primeira vez, encontro da Adjori-BR (Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Brasil), como parte da programação do Festival de Inverno 2014. Durante o evento, que aconteceu sexta-feira e sábado (25 de 26 de julho), também foi realizada reunião da Adjori-PR. A cidade recebeu representantes de jornais do Paraná e Santa Catarina. “Guarapuava vivencia um excelente momento para o turismo e, cada vez mais, nos preparamos que a cidade receba eventos, fomentando ainda mais o setor”, avalia o prefeito Cesar Silvestri Filho.
O encontro foi realizado no auditório da Cooperativa Agrária, no Distrito de Entre Rios, e na sala de reuniões da Prefeitura de Guarapuava. Entre os assuntos, estavam a parceria entre o IVC (Instituto Verificador de Circulação) e a Adjori-BR para a verificação e auditoria dos jornais, sites e revistas associados. “Essa é a primeira vez que uma entidade trata desse assunto no Paraná. É um passo muito grande para o crescimento dos jornais locais. Com isso, será possível aumentar a credibilidade que aquele jornal, site ou revista possui”, destaca o presidente da Adjori-BR, Miguel Gobi.
A partir de agora, os jornais e revistas associados à Adjori-BR podem contar com o serviço de processo e verificação dos jornais através do IVC. Segundo o presidente do IVC, Pedro Silva, os jornais não são obrigados a aderir ao processo de auditoria feito pelo instituto. “Porém, esse processo garante mais segurança para o dono do jornal e para o anunciante. Por isso, a parceria com a Adjori é uma forma de fazer com que o jornal não engane as agências e anunciantes e nem perca clientes por causa do número de exemplares do outro jornal parecer maior. Todos saem ganhando”, explica.
Os participantes aproveitaram sua passagem pela cidade para visitar pontos turísticos, além de conhecerem o Museu Suábio-Brasileiro e a Agromalte, em Entre Rios. “Além de estar bem localizada, Guarapuava se desenvolve a cada dia. Notamos que o poder público e as empresas estão preocupados com seu crescimento”, explica o presidente da Adjori-PR, Nilton Cesar Pabis, sobre a escolha de Guarapuava para sediar o encontro.