UPA da Lapa atende padrões do Ministério da Saúde, diz Prefeitura

Em resposta à matéria publicada na edição 1811 da Tribuna Regional, a Prefeitura da Lapa enviou informações a respeito do panorama da saúde pública no município.

Segundo o Poder Executivo Municipal, o governo federal, por meio do Ministério da Saúde (Portaria nº 1.601, de 07 de julho de 2011), instituiu que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) classificadas como Porte I, como é o caso da Lapa, devem possuir uma estrutura de saúde pré-determinada para o completo funcionamento.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a UPA da Lapa cumpre todos os itens estabelecidos, contando 24h com 09 leitos para observação, 02 médicos (as) de clínica geral, 01 enfermeiro (a), 01 técnico (a) de enfermagem e 02 auxiliares de enfermagem. 

No primeiro semestre de 2014 foram atendidos 22.168 pacientes, ou seja, em média são 123 pessoas por dia, o que está dentro do permitido pelo governo federal, que é de 150 pacientes em 24h.

A unidade tem a finalidade de atender urgências, que são situações que requererem assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento, e emergências que são os casos em que há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato. Partindo deste princípio, o quadro clínico dos pacientes é analisado em uma triagem e os casos mais graves sempre são os primeiros a serem atendidos. Essa forma de atendimento é inspirada no protocolo de classificação de risco de Manchester, que de forma simplificada, adota uma marcação de cores para sinalizar os atendimentos prioritários em vermelho e amarelo.

 

PEDIATRIA

De segunda à sexta-feira as crianças devem ser levadas para as Unidades Básicas de Saúde, na área rural ou urbana, para consultas de rotina e atendimentos com médicos clínicos ou médicos de família. Casos mais sérios podem procurar diretamente as consultas especializadas na Central Pediátrica, situada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 191. O local conta com três médicos e oferece cerca de 170 consultas por semana. Para mais informações entre em contato pelo telefone 3911-1048.

Em situações de urgência ou emergência as crianças devem ser levadas à UPA que funciona 24h, mesmo sem ter pediatra, como ocorre na maioria dos municípios brasileiros.

 

ATENÇÃO BÁSICA

A Secretaria de Saúde orienta a população para que busque as unidades de saúde mais próximas para as consultas de rotina, seja para mulheres, homens, idosos ou crianças. Pedidos de exames de laboratório e raio x, assim como vacinas e outras orientações  também estão disponíveis. Na cidade, há atendimento diário, de segunda a sexta-feira entre 8h e 17h nos seguintes locais: Unidade de Saúde Central (Postão), Vila São José, CAIC, Cohapar e na unidade Tamanqueiro, que funciona no mesmo prédio que a Clínica da Mulher. Também há atendimento diário na Unidade de Saúde de Mariental.

No interior, o atendimento ocorre em dias determinados em muitas localidades que dispõem de unidades de saúde, como Feixo, Campina dos Prestes, São João Caíva, Capão Bonito, Pedra Lisa, Água Azul, Canoeiro, Carqueja, Mato Preto, Mato Preto Machado, Passa Dois, Campina Vermelha, Rio da Várzea, São Bento e Rio da Areia. Outras comunidades menores também recebem atendimento com menor frequência, mas em locais improvisados, como antigas escolas desativadas ou barracão de igrejas.

Desde o final de 2013 o número de médicos aumentou. Entre outubro de 2013 e abril de 2014 foram 11 novos profissionais que vieram atuar no município, por meio de programas federais.

A Prefeitura está ampliando a abrangência desse atendimento com ações básicas de saúde, que alcançava 45% do município no início de 2013 e passou para 61,3% no início de 2014. Agora também estão cobertos os seguintes locais: Vila Nossa Senhora Aparecida (Cohapar), Vila do Rosário, Tamanqueiro, Cascata e Vila Esperança, além de Alves Cardosos e Colônia Johanesdorf, no interior.

 Com a inauguração da nova Unidade de Saúde de Vila São José, em breve a população da Cidade Nova também será atendida lá, mais perto de onde residem.

A expansão do número oficial de equipes de Saúde da Família (ESF) das 07 atuais para 11 está aguardando aprovação do Ministério da Saúde, que passará a conceder um valor financeiro de incentivo para as 04 novas equipes.  Cada equipe de ESF deve contar com médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Esses últimos serão selecionados pelo próximo concurso público municipal.

Please follow and like us: