Câncer de mama: prevenir ainda é o melhor remédio

Autoexame e mamografia são importantes ferramentas de prevenção à doença. O autoexame pode ser realizado pelo próprio paciente, em casa. Já a mamografia, na Lapa, pode ser realizado no NP Imagem.

O câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres, por afetar imensamente a feminilidade e atingir índices cada vez maiores de incidência em todo o mundo.

Pelo menos uma em cada dez mulheres terá câncer de mama este ano, segundo estimativas do Inca (Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro). O risco de desenvolvimento pode aumentar com a apresentação de outros fatores que interagem entre si para deflagrar a doença, como história familiar de câncer de mama (mãe, irmãs, filha ou avó com a doença), ausência de gravidez, pacientes que foram submetidas a biópsia mamária por lesões pré-malignas ou as que já tiveram o diagnóstico em uma das mamas. Apesar desses fatores, não há como prever o desenvolvimento ou não do mal em alguém. Nesse contexto em que a doença não pode ser evitada, mas sim prevenida e curada, se diagnosticada em fase precoce, é de extrema importância o conhecimento e a utilização das ferramentas de prevenção, como os exames que podem auxiliar na detecção da doença.

O AUTOEXAME

Umas das ferramentas de prevenção é o autoexame, que facilita a percepção de quaisquer alterações nas mamas. A maioria dos casos de câncer são descobertos através deste exame. Por isso, ele deve ser feito mensalmente, pela própria mulher, que deve procurar protuberâncias, ondulações, checar a espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo.

Quando o câncer de mama é descoberto cedo e tratado corretamente, as chances de cura são melhores. Prevenir, portanto, é o melhor caminho. As precauções a ser tomadas são: fazer visitas anuais ao ginecologista; fazer o autoexame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia anualmente após os 40 anos.

O autoexame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.

A MAMOGRAFIA

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações.

Este ainda é o melhor método para se diagnosticar o câncer de mama em uma fase inicial, antes que ele se dissemine para outros órgãos. Nesse estágio, em que o tumor habitualmente se encontra com menos de um centímetro, as chances de cura são da ordem de 90%. Todos os órgãos de saúde do mundo alertam o público feminino para a realização periódica da mamografia a partir dos 40 anos de idade. Caso o primeiro exame não apresente qualquer alteração, a orientação médica é de realizar uma mamografia por ano ou a cada dois anos. Não é necessário se preocupar com a dose de radiação recebida durante o exame porque ela é desprezível se não for feito frequentemente e, além disso, os tumores nas pacientes mais jovens costumam ser muito agressivos, portanto o diagnóstico precoce é, na maioria das vezes, a diferença entre viver ou morrer da doença.

A mamografia também é indicada para fins de diagnóstico, como na avaliação de alguma queixa clínica (dor, presença de nódulo palpável ou alterações na aparência da mama); avaliação de alteração encontrada em outros exames de diagnóstico por imagem, como a ultrassonografia. E, atenção! Os homens também podem ter câncer de mama (em cada 100 mulheres com câncer 1 homem poderá ter a doença). Por isso, a mamografia pode ser usada também na avaliação da mama masculina (no aumento do volume denominado de ginecomastia ou presença de nódulo palpável).

NP IMAGEM

Na Lapa, é possível realizar o exame de mamografia no Centro de Diagnóstico por Imagem – NP Imagem. O fato de não precisar ir até outro município para realizar o exame facilita a prevenção a muitos pacientes.

A NP Imagem está localizada na Rua Amintas de Barros, nº 232, no Centro da Lapa, e atende de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30min às 18h. Atualmente conta com convênios com a Associação dos Funcionários Públicos Municipais (Prefeitura da Lapa), Sindicatos, empresas JBS e grupo Bosch, Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, parceria com a Clínica Cruz Azul, e também particular e SINAM.

Faça mensalmente o autoexame e, se notar algo diferente em sua mama, consulte um médico para avaliar a necessidade de uma mamografia! Se você tem casos de câncer na família ou já completou 40 anos de idade, não deixe de realizar o exame periodicamente! Previna-se!

SERVIÇO

NP Imagem – Centro de Diagnóstico por Imagem

Endereço: Rua Amintas de Barros, nº 232, Centro, Lapa/PR

Telefones: 41-3622-2328 / 41-9801-3131 / 41-8862-5668

Convênios/parceria: Associação dos Funcionários Públicos Municipais (Prefeitura da Lapa); Sindicatos; empresa JBS; grupo Bosch; Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus; parceria com a Clínica Cruz Azul; particular; e SINAM.

Please follow and like us: