Na terça-feira, 23 de setembro, aconteceu no Hospital Regional da Lapa São Sebastião (HRLSS) reunião que faz parte do Evento de Monitoramento do Programa Nacional de Controle da Tuberculose no país. O evento contou com a presença de representantes do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT/MS), Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT/PR), Secretaria de Saúde do Paraná (SESA), Superintendência de Unidades Próprias (SUP), Secretaria Municipal da Saúde da Lapa, bem como trabalhadores do hospital.
Na ocasião foram apresentados os protocolos assistenciais, indicadores e também os programas existentes no hospital voltados aos pacientes internados nas Alas de Tisiologia, entre eles o Controle e Tratamento do Tabagismo, Programa de Orientação aos Dependentes Químicos, Programa de Resgate a Cidadania, Projeto Florescer e Casa de Ofícios. Após a reunião, os representantes, puderam conhecer as instalações das alas de internamento.
O representante do PNCT/MS, Ruy Souza Junior, elogiou as ações apresentadas pelo HRLSS, que devem servir de referência nacional, uma vez que o paciente é tratado de forma integral, através da inter-disciplinariedade, com diversos profissionais atuando em sua recuperação. Com isto, a Lapa entra no cenário nacional como referência na condução da doença tuberculose.