No mês de outubro é comemorado o Dia Nacional e Internacional do Idoso, mais precisamente no dia 1º. Com esse destaque no mês, resolvi escrever e esclarecer alguns tópicos e assuntos relacionados ao exercício físico para o idoso, e reais ganhos à saúde. Pois bem, vamos lá!
Para o Colégio Americano de Medicina Esportiva, a inatividade física constitui uns dos riscos para o desenvolvimento tanto de doenças cardiorrespiratórias como musculoesqueléticas. Assim, a probabilidade de as pessoas desenvolverem doenças crônico-degenerativas aumenta com o processo de envelhecimento, mas a frequência em atividade física pode resultar na redução do risco de doenças cardíacas ou outras doenças.
Exercícios físicos estão entre as coisas mais saudáveis que você pode fazer a si mesmo, porém alguns idosos são relutantes em praticá-los. Alguns têm medo de que exercícios físicos sejam muito extenuantes ou de que possam prejudicá-los. Os estudos mostram que exercícios físicos são seguros para todas as faixas etárias e que idosos prejudicam mais sua saúde ao não praticá-los. Como exemplo, trago o estudo de Ciolac e colaboradores, que submeteu mulheres jovens (média de 29 anos) e idosas (média de 64 anos) ao mesmo programa de treino, com realização de 8 a 12 repetições no treino de musculação. Cada vez que fosse possível realizar duas séries com 12 repetições a carga era aumentada em 5-10%, independente do grupo. Ao final, jovens e idosas evoluíram da mesma forma! Isso levou à conclusão de que idosas são capazes de se exercitar na mesma intensidade relativa e a aumentar a carga na mesma proporção das jovens, desde que orientadas por um profissional! .
Em minha opinião é possível, sim, reverter quadros de osteoporose, remover medicamentos para controle de glicemia e hipertensão arterial, e conseguir feitos notáveis com idosos e suas patologias. A ciência é clara, e mostra cada vez mais que ficar fisicamente ativo e praticar exercício físico regularmente ajuda a prevenir ou postergar muitas doenças e problemas de saúde.
Independente da sua idade, pratique uma atividade física ou um esporte que aprecie! Acredite em sua capacidade! Aos meus colegas professores, não pensem nas limitações de seus alunos, pensem nas possibilidades! Certamente todos se surpreenderão com os resultados, assim como nós e nossos alunos nos surpreendemos todos os dias!
Pratique exercício físico! Pratique saúde!
Em baixo da foto:
Marlene Morais Couto, 60 anos, praticante de Pilates e Treinamento Funcional.
Está previsto em lei, como consta no Estatuto do Idoso, artigo 20,
o direito do idoso ao esporte e ao lazer, o que pode ser exigido do poder público
mediante ação para defesa desses direitos, consoante art. 82 do mesmo Estatuto.