Violência: prevenção depende de trabalho em conjunto da sociedade e Poderes Legislativo e Executivo

Novo Delegado da Lapa, Dr. Vinícius, aponta que ações para prevenir crimes devem envolver, por exemplo, fiscalização em bares, terrenos baldios e também atenção para iluminação pública adequada.

As notícias policiais de 2015, na Lapa, preocupam a população. Em poucos dias, fuga na Delegacia, vários homicídios e ocorrências em uma cidade considerada tranquila para se viver.

Em decorrência da recente fuga dos detentos na Delegacia Civil da Lapa, o município passou a contar com um novo delegado titular, Dr. Vinícius Fernandes Maciel. Nesta semana, ele concedeu entrevista à Tribuna Regional e contou quais medidas estão sendo e serão tomadas na cidade com relação à segurança pública.

Tribuna Regional: Quais foram suas experiências profissionais antes de assumir a Delegacia da Lapa?

Dr. Vinícius: Em 2007 formei-me advogado, depois fiz pós-graduação em ciências criminais e tornei-me advogado criminalista, trabalhei com isso por quase cinco anos. Já trabalhei na cidade de Pitanga e como advogado adjunto na cidade de São Mateus do Sul, onde aprendi com o Dr. Nagib Nassif o lado mais social, para beneficiar a sociedade mais diretamente. Devido ao incidente da fuga na delegacia local, vim para a Lapa, onde estou há quase três semanas e fui bem recebido pelas autoridades, além de ter encontrado uma equipe dedicada.

TR: Qual sua linha de trabalho?

Dr. Vinícius: Não ficar restrito ao gabinete de polícia, atender os que procuram a delegacia, além de realizar o trabalho operacional, realizado na rua, levantando pontos de tráfico e detendo marginais.

TR: Há algum planejamento para evitar que situações, como a dos detentos que fugiram, possam ocorrer outra vez?

Dr. Vinícius: Sim, houve reunião com agentes da comunidade para levantar melhorias que podem ser feitas na delegacia, quadriplicamos as vistorias dentro das celas, além das revistas pessoais, que estão sendo feitas com ainda mais cuidado.

TR: E qual o plano de ação para lidar com o grande número de homicídios atuais na Lapa?

Dr. Vinícius: Acompanhei certa investigação no local do crime, a maioria está envolvida com o tráfico de drogas e para reduzir esse número está havendo um planejamento, um grande trabalho que vai ser realizado na cidade, que será divulgado daqui a alguns dias, até no máximo começo de fevereiro.

TR: Há como a sociedade civil e as autoridades políticas colaborarem para prevenir esse tipo de violência?

Dr. Vinícius: Sim, com união e coesão; a polícia não consegue fazer todo o trabalho, conta com a ajuda da sociedade e dos poderes (Legislativo e Executivo). Pode-se diminuir esse alto índice de violência com fiscalização conjunta como, por exemplo: bares – cujo alvará permite funcionar até certo horário e que ficam abertos até mais tarde; terrenos baldios, que possuem mato alto, podem servir de esconderijo e ponto de uso de drogas. A Prefeitura e os proprietários particulares podem cuidar desses locais e evitar isso. Outro ponto importante é a iluminação pública, ou seja, medidas simples que podem ser tomadas, com a ajuda de todos, e que fazem muita diferença.

TR: Como estão as investigações dos últimos crimes ocorridos?

Dr. Vinícius: Todos já possuem inquéritos e está sendo realizada a perícia. Já há suspeitos e é provável que algum deles já seja detido nos próximos dias. Estamos seguindo o “MUMA”, que significa: M – Modo como o fato se desenrolou; U – últimos passos da vítima; M – Motivação do crime; A – autoria. Com o novo trabalho, que vai ser realizado em breve, a polícia vai procurar diminuir esse número de homicídios.

 

SERVIÇO

Delegacia de Polícia Civil

Rua Nossa Senhora do Rocio, esquina com Alameda David Carneiro, s/nº

Telefone: (41) 3622-2444

 

Please follow and like us: