Agricultores lapeanos são beneficiados com Trator Solidário

A retomada do programa do Governo do Estado a partir de outubro de 2014 já rendeu bons frutos aos produtores locais.

 

Os agricultores têm como base da economia da propriedade a atividade agropecuária familiar, representada pela produção de cereais como o feijão, milho e soja, além do fumo e da madeira. Já a produção de animais, como aves, ovinos, suínos e bovinos, está mais direcionada ao consumo e à comercialização de excedentes de produção. Mas, diante de todo o trabalho desenvolvido no campo, um equipamento como o trator só traz benefícios para o produtor rural.

Pensando nessa necessidade, o Programa Trator Solidário, do Governo do Estado do Paraná, executado pelo Instituto EMATER, tem por objetivo oportunizar ao pequeno agricultor familiar o acesso ao crédito para que adquira a máquina agrícola para facilitar as atividades agropecuárias, proporcionando mais conforto, produção, melhora na produtividade e renda.

 

NA LAPA

Dezenas de análises técnicas e econômicas foram feitas junto aos agricultores lapeanos. Como resultado, cinco projetos concluídos e tratores entregues nas propriedades dos felizes produtores, com crédito liberado pela agência do Banco do Brasil da Lapa.

Entre os beneficiados: Ari Camargo Cadena, da comunidade das Pedrinhas; José Reinaldo Muller Meira, da comunidade da Água Azul; Pedro Renato Wosniak, da comunidade do Palmital de Cima; Sebastião Pinto Dias, da comunidade do Bonito; e Valdecir Pereira Ramos, da comunidade do Canoeiro.

Vários outros produtores da Lapa estão aguardando a tramitação dos papéis relativos ao crédito para concluírem seus projetos e, em breve, também serem beneficiados por esse importante programa de apoio ao agricultor familiar.

 

O PROGRAMA

Aparecido Passarelli, médico veterinário da EMATER na Lapa e um dos executores do programa no município, explica que os agricultores recebem um apoio financeiro significativo do Governo do Estado do Paraná, através da isenção do imposto estadual e da elaboração do projeto sem ônus para o interessado. Desta forma, enquanto no mercado normal o valor do trator de 75cv é comercializado por mais de R$ 90 mil, através do Programa é vendido por R$ 71.800,00. Esse valor é financiado através de recursos do PRONAF, com amortização em até 10 anos, com juros de 2% ao ano.

Passarelli informa que o Programa Trator Solidário está em pleno funcionamento e os interessados em participar devem procurar o Instituto EMATER para se inscrever.

Please follow and like us: