Lapa sediou Encontro da Juventude Cooperativista

A Lapa foi sede, nos dias 16 e 17 de abril, do Encontro da Liderança Cooperativista Jovem – Elicoop Jovem, da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, localizada na Rodovia do Xisto. O evento reuniu 34 participantes de diferentes regiões do Estado, com idades entre 16 e 27 anos, estudantes de várias áreas, como agronomia, gestão de pessoas, comunicação social e administração. Mas, apesar de se dedicarem a áreas diferentes em suas carreiras, possuem um ponto em comum: a certeza de que o seu futuro está no campo e na cooperativa.

No evento, a juventude cooperativista paranaense debateu e refletiu sobre as atividades voltadas ao público jovem e sobre o cooperativismo em geral, além de estruturar ações para o ano de 2015 e formatar o 24º Encontro Estadual da Juventude Cooperativista Paranaense (Jovemcoop), que ocorrerá no mês de julho. Todo esse trabalho foi promovido pelo Sistema Ocepar e pelo Sescoop/PR.

EVOLUÇÃO

A ideia do Encontro foi reunir jovens cooperados e filhos de cooperados que participaram do Jovemcoop em 2014 para que avaliassem o trabalho que vem sendo feito para os jovens no Estado. A Coordenadora Estadual do Jovemcoop, Cristina Moreira, conta que o evento não debateu apenas o Encontro Estadual, que também acontecerá na Bom Jesus, mas tudo o que se refere ao público jovem cooperativista, como as ações já realizadas, os resultados já obtidos, o que pode ser aprimorado e o que pode ser implantado de novo.

Durante o Elicoop também aconteceram oficinas pedagógicas, mediadas por instrutores e que tiveram como eixo norteador a articulação, mediação e conflito, finalizando com a realização de um debate referente à formulação e construção do Jovemcoop.

SOBRE O ELICOOP JOVEM

Responsabilidade, liderança, amizade, competência e o papel de cada um na família, na cooperativa e na sociedade. Estes foram alguns dos temas trabalhados durante o Encontro da Liderança Cooperativista Jovem – Elicoop. O casal João Carlos de Oliveira e Carmem Machado, que são consultores com mais de 15 anos de experiência no trabalho com jovens, ficaram responsáveis por orientar a todos os participantes. João Carlos falou sobre a questão da identidade do jovem e Carmem relatou o objetivo do Elicoop, de incentivar o envolvimento dos jovens nas ações que são realizadas para ele, ou seja, são eles que procuram formatar a próxima edição do evento.

VISÃO DO JOVEM

Participando dos grupos de jovens há cerca de quatro anos, Marcelo Luiz Dalmagro, 16 anos, filho de um cooperado da Copacol, conta que desde o início percebeu que o diferencial no trabalho do cooperativismo com o público jovem é a tentativa de desenvolver competências relacionadas à oratória e liderança, além de fortalecer os vínculos com o campo e com a cooperativa.

Aos 27 anos, Elaine Roman conta que começou a participar dos grupos de jovens há sete anos e que atualmente é secretária do núcleo jovem da C.Vale. Ela é grande apoiadora dos eventos que envolvem jovens, como treinamentos e a Expocoop – uma feira internacional. Elaine disse, por experiência própria, que o Elicoop desperta nos jovens a vontade de melhorar o espaço, quem são e ficar mais atentos a esse tipo de evento.

Please follow and like us: