Acervo do Museu de Armas será doado à Lapa

O Museu de Armas, ponto de visita de turistas e moradores da Lapa, situado na Alameda David Carneiro e que funciona juntamente com a Câmara de Vereadores, receberá a doação completa do acervo de armamentos e utensílios que já se encontra exposto no local. O doador é o engenheiro Osiris Stenghel Guimarães, curitibano que começou a colecionar armas desde os 12 anos de idade. Em seu acervo particular, Osiris possuía armamentos referentes ao episódio da Revolução Federalista, guerra civil que ocorreu no sul do Brasil logo após a Proclamação da República.

A proposta de doação foi apresentada por Osiris e familiares em reunião com a presença dos representantes do Departamento Municipal de Cultura, Eloisa Murbach e Abelardo Ferreira Padilha Neto, presidente da Câmara dos Vereadores, Arthur Vidal, e Sargento Brito, do 15º GAC AP. A transferência encontra-se em andamento, sendo necessária a realização do inventário completo e o ajuste da documentação exigida pelo Exército.

Durante a reunião, houve o compromisso da Prefeitura em manter e conservar o acervo, além de providenciar a discussão de melhorias no sistema de acesso e segurança, como a instalação de câmeras de vigilância no prédio e a possível mudança da recepção do museu para junto da recepção da Câmara, com o intuito de facilitar o acesso aos visitantes, encaminhamentos que serão feitos pela Prefeitura da Lapa.

 

MUSEU DE ARMAS

Devido à importância do Cerco da Lapa para a história da cidade e em função da amizade de Osiris com o prefeito do município nos anos 70, Sérgio Leoni, surgiu a ideia de abrir um local destinado à exposição de tais armamentos, sendo inaugurado assim, em fevereiro de 1974, o Museu de Armas da cidade da Lapa. O museu conta hoje com seis salas, sendo três delas referentes ao período da Revolução Federalista e as demais ao período da Primeira e Segunda Guerra Mundial. O local recebe em média mil visitantes por mês, sendo em sua maioria estudantes e turistas.

 

Please follow and like us: