Mãos limpas: um hábito de prevenção à saúde

Hospital São Sebastião promoveu dinâmica sobre importância do tema em ambiente hospitalar. Mas, em casa e no trabalho, também é relevante ficar atento às atitudes preventivas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Higienização de Mãos. A atitude é uma das principais medidas de prevenção e redução de infecções, uma vez que as mãos são o principal veículo de transmissão de micro-organismos de um indivíduo para outro.

Em comemoração a este dia, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Regional da Lapa São Sebastião (HRLSS) promoveu, nos dias 5, 6 e 7, uma dinâmica de higienização de mãos com os trabalhadores do hospital. A ação permitiu simular o processo de higiene das mãos com álcool fluorescente. Assim os participantes visualizaram em luz negra os pontos que não foram devidamente higienizados, podendo observar e analisar como estava sua maneira de higienizar as mãos. Com isso, a equipe do SCIH procurou conscientizar sobre a importância de higienizar de forma correta, além de alertar sobre os riscos de uma técnica incorreta.

Para as enfermeiras Maria Cristina de Dio e Eliane Eberle, que fazem parte da equipe do SCIH, a participação dos funcionários foi positiva, pela adesão e satisfação dos trabalhadores. Enfatizou-se no proceder da dinâmica que 20 segundos são suficientes para higienizar as mãos com álcool gel a 70%, considerado o meio mais prático e eficaz para profissionais de saúde, e que precisam repetir o processo sempre que necessário, portanto várias vezes ao dia.

O HRLSS recebeu pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná o certificado do Projeto “Mãos Limpas, Paciente Seguro” da ANVISA, por cumprir todas as metas do projeto, que teve início em 2013 e finalizou sua primeira fase em 1º de abril deste ano.

O hábito de higienizar as mãos deve ser constante, pois previne e reduz significativamente a incidência de infecção relacionada à assistência em saúde, promovendo a segurança dos pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

O BOM HÁBITO NO COTIDIANO

A importância da higienização das mãos é grande quando se fala em ambiente hospitalar. Mas, ela também é necessária no cotidiano das pessoas, em suas casas e local de trabalho.

Conjuntivite, diarreia infecciosa, gripes, infecções respiratórias e várias outras infecções são alguns dos problemas de saúde que podem ser prevenidos com o simples gesto de lavar as mãos. Essa limpeza dura menos de um minuto e pode salvar vidas. O hábito reduz em 50% o índice de mortes por diarreia e em 25% as por infecções respiratórias.

Lavar as mãos com água e sabonete líquido deve ser um hábito automático, feito não somente no setor de saúde, mas também em casa, escolas e comunidade. Manter as mãos limpas é uma prática e hábito seguro que precisa ser seguido por todos.

Algumas dicas básicas sobre a forma correta de higienização das mãos: fazer isso antes de comer, antes e depois de ir ao banheiro, sempre que levar a mão ao nariz ou boca e quando perceber que estão sujas.

Mas… Como fazer essa higienização? A forma correta é utilizando água corrente, sabonete líquido e papel toalha para secar a pele. É necessário esfregar bem, por entre os dedos e também os pulsos. Não é recomendado o uso de sabonete em barra, pois a pessoa anterior que usou pode ter deixado as bactérias no produto.

Na hora de secar, deve-se usar material de uso exclusivo, toalhas de papel descartáveis. Não é recomendado o uso de panos e tecidos. É importante também fechar a torneira usando um pedaço de papel, para não encostar-se à peça e infectar a mão outra vez.

Já na ausência de água, o gel de limpeza é eficiente, pois possui álcool em sua formulação. Se for usado lenço umedecido, deve-se prestar atenção se o produto possui álcool, pois, se não tiver, só fará a limpeza parcial das mãos.

 

Please follow and like us: