Exposição “Sem limites”, de Jair Fantin, segue até agosto

 

“Quando escolho a madeira já vejo, imagino o que ela está querendo, a obra já está impregnada nela, é observar”, conta o escultor.

No sábado, 30 de maio, a Casa Lacerda recebeu amigos, familiares e admiradores do escultor Jair Fantin. O motivo era prestigiar a abertura da exposição “Sem Limites”, que comemora os 20 anos da primeira exposição do artista.

O evento está sendo organizado pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Paraná (IPHAN) em parceria com as lapeanas Ana Itália e Ana Silvia Mariano Kerin e reúne obras desse escultor lapeanao de coração e criação. As esculturas ficarão expostas no museu até o dia 30 de agosto e quem tiver interesse também pode adquirir as peças. Vale a pena conferir e adquirir as obras!

SEM LIMITES

Segundo Ana Silvia, a mostra oferece uma visão panorâmica do trajeto percorrido por Jair Fantin em seu fazer artístico, esculpindo em madeira sentimentos da alma, lembranças, vivências e memórias.

“Suas obras têm particularidades, estão sempre no limiar entre o realismo figurativo e o abstrato. Do realismo traz o cotidiano do homem, a labuta, o descanso. Muitas vezes, envereda por um lado místico e religioso do homem do interior do Brasil, com seus hábitos, costumes e sua fé”, relata.

Em suas obras é possível perceber um elo catalizador com um mundo imaginário, às vezes lúdico, onde formas orgânicas se entrelaçam em movimentos expressivos, linhas, curvas que parecem ter sido esculpidas pelo vento.

O ESCULTOR

José Jair Sass Fantin é natural de São Mateus do Sul, criado e radicado na Lapa. Foi agricultor no período de 1975 a 1996. Autodidata, em 1993, inicia a esculpir em madeira.

Além de escultor, é poeta e trovador. Nesses 20 anos de carreira, participou de várias mostras individuais e coletivas, sendo premiado em muitas exposições.

2005 – 50ª Exposição Sala do Artista Popular

2007 – Espaço Cultural BRDE/Mansão dos Leões Esculturas de Jair Fantin

2008 – Casa Culpi: TRONCOS

2008 – Casa Culpi/exposição coletiva: A Lapa nas artes plásticas do século XIX ao século XXI – de Debret a Bienal de 2008

2012 – Memorial de Curitiba: 2 Olhares – Jair Fantin e Alceu Gonçalves

SERVIÇO

O que: Exposição “Sem Limites”, de Jair Fantin

Quando: de 30 de maio até 30 de agosto

Onde: Casa Lacerda – Lapa – PR

Quanto: entrada gratuita

Informações: telefone 41-3622-3524

Please follow and like us: