Rodovia Lapa-Chapecó está no programa de concessões do governo federal e será duplicada

A presidente Dilma Rousseff lançou, na terça-feira, 9 de junho, a segunda fase do Programa de Investimentos em Logística (PIL), com um novo plano de concessões de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.

De acordo com o plano, está previsto para este ano o leilão das BRs-476/153/282/480, que atravessam o Paraná e Santa Catarina, gerando investimentos da ordem de R$ 4,5 bilhões na duplicação do trecho, abrangendo os municípios de Lapa, São Mateus do Sul, União da Vitória (PR), Concórdia, Seara e Chapecó (SC), na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. O objetivo é melhorar as condições de escoamento da produção de grãos, aves e suínos pelos portos do Arco Sul – Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS).

O pedido de inclusão da BR 476 foi apresentado pela prefeita da Lapa, Leila Klenk, à então ministra-chefe da Casa Civil, senadora Gleisi Hoffmann, em novembro de 2013. De acordo com a prefeita, a obra será importante para contribuir no desenvolvimento econômico da região, com a Lapa tendo condições de se tornar um grande centro de escoamento da produção agropecuária. Além disso, mais de vinte comunidades do interior do município serão beneficiadas com um acesso mais rápido e seguro proporcionado pela duplicação.

PROGRAMA

Para desenvolver um sistema de transportes moderno e eficiente ao mesmo tempo em que amplia a competitividade da economia, entre 2011 e 2014, o governo federal concedeu 5,3 mil quilômetros em sete rodovias.

A nova fase do programa de concessões rodoviárias prevê investimentos da ordem de R$ 66,1 bilhões e mantém o modelo de sucesso da primeira fase: o vencedor do leilão será o grupo que apresentar a menor tarifa de pedágio. Além de baratear os pedágios, os condutores poderão desfrutar de rodovias mais modernas e seguras.

Para 2015, estão previstos cinco leilões – dentre eles o do trecho Lapa-Chapecó – que correspondem a projetos iniciados ano passado, no valor de R$ 19,6 bilhões. Serão feitas obras para duplicação das pistas, terceira pista, faixas adicionais, sinalização, entre outras.

Ainda não há indicação dos locais em que serão implantadas as praças de pedágio.

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