Gestores criam comitê de tecnologia durante I Fórum Regional de Cidades Digitais

Representantes de 25 municípios, de quatro estados, participaram na quinta-feira, 25 de junho, do I Fórum Regional de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba, realizado no Salão Barigui, na capital paranaense. Como desdobramento do Fórum de quinta-feira, foi formado um grupo para tratar das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na modernização das administrações municipais e nos serviços públicos.

A expectativa do presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana e prefeito de Contenda, Carlos Eugênio Stabach (Carlão), é de que esse processo possa resultar em ações positivas, entre elas solucionar uma das principais dificuldades da maioria das localidades que integram a entidade: a falta de conectividade e a ausência das grandes operadoras de Telecom e fornecedores do serviço.

Stabach também cobrou maior envolvimento das Prefeituras. “O que nós precisamos quando ocorrer esses eventos é que tenha participação, conhecimento e nos tragam os problemas principais. Agora começam a surgir exemplos como foi o caso de Mandirituba que mostrou uma grande apresentação, porém, nós precisamos de união entre todas as prefeituras e dos órgãos superiores”, disse o prefeito.

Em meio à falta de conectividade, um mapeamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD), organizadora do evento juntamente com a Assomec e Prefeitura de Curitiba, demonstra que os municípios da região ainda têm muito que fazer se tratando de investimentos em TIC para o aprimoramento dos serviços públicos.

Os dados apontam que menos da metade dos municípios da RMC possui iniciativas digitais, em se tratando de interligação dos prédios públicos, uso de georreferenciamento, fornecimento de internet gratuita em espaços públicos, câmeras de segurança e serviços eletrônicos. “Todos os serviços e produtos tratados aqui não são possíveis sem uma estrutura e, principalmente, o sinal de internet. Não adianta falar de bicicleta voadora se não tem o asfalto no chão. O primeiro item para o comitê trabalhar é junto às operadoras”, adianta o diretor da RCD, José Marinho.

Please follow and like us: