Próximo de mais um aniversário, Parque Linear segue sem manutenção

Decks com madeiras podres, falta de iluminação adequada, lago que acabou ficando assoreado… Enfim, após quase quatro anos da inauguração de uma das maiores obras de reurbanização da história da Lapa, o descaso da administração com o local continua.

O tempo passa, mas o caso não muda… Em dezembro de 2011 o Parque Linear foi inaugurado. Uma das maiores obras de reurbanização da história da Lapa. O parque conta com um circuito de 1,5 km de extensão, e recebeu benefícios como canalização do córrego (evitando novas ocorrências de enchentes nas residências do entorno) e espaços de lazer e esporte (com 6 quadras poliesportivas, academias ao ar livre, churrasqueiras, ciclovias e reurbanização).

Mas, passaram-se quase 4 anos desde a inauguração e o descaso da atual gestão municipal continua. O local está abandonado e sem a devida manutenção desde a inauguração. Onde havia um lindo lago, hoje, assoreado, vê-se apenas erva daninha e barro. A iluminação continua precária. Os decks sem a devida e simples manutenção, deterioram-se.

Recentemente, o leitor e fotógrafo Raphael Sampaio (foto da capa desta edição) registrou a urgência de atenção e manutenção no local. Ele fotografou o deck do parque e publicou em sua página na rede social Facebook: “Imagine uma criança caindo num buraco desses, perfurando o maxilar na ponta de um prego e ficando com sequelas pro resto da vida. Será que a prefeitura está esperando algo do tipo acontecer pra fazer o básico que é simplesmente manter o que já foi construído?”.

A preocupação de Raphael é a mesma de muitos moradores. E a preocupação não é só de hoje. Há tempos a Tribuna Regional vem registrando o descaso da administração Leila Klenk com o lugar.

Em janeiro de 2014, a Prefeitura divulgou que faria manutenção e projetaria adequação do Parque. Até agora (um ano e meio atrás), no entanto, nada de resultados práticos. À época, o diretor de Saneamento Ambiental da Lapa, Anderson Teixeira, afirmou: “Estamos trabalhando em um projeto que vai usar o dinheiro público para trazer melhorias definitivas ao parque; não adianta, agora, aplicarmos medidas que só resolvam o problema por um curto período de tempo e depois tragam mais gastos ao município”. Resta saber quando, efetivamente, medidas práticas serão adotadas.  

RESPONSABILIDADE

Caso ocorra algum acidente com os frequentadores do Parque Linear, por conta da falta de manutenção do local, é possível entrar com ação judicial contra a Prefeitura. Isso porque, se provado que o Poder Executivo Municipal foi omisso com relação à conservação do Parque, terá de responder por eventuais danos causados aos usuários (por conta da falta de manutenção).

Caso parecido, foi julgado procedente no Rio Grande do Sul, por conta de um acidente ocorrido em um bueiro, por falta de manutenção da Prefeitura. O relator do caso, desembargador Cláudio de Mello Tavares, entendeu que “os transtornos pelos quais passou a autora decorreram da omissão do município, em relação a conservação da via pública, deixando o bueiro com a tampa aberta expondo a população ao risco de queda”.

Please follow and like us: