A pesquisa da Tribuna foi comprada?

Nesta edição, a Tribuna Regional divulga o resultado de sua segunda pesquisa de opinião, realizada entre os dias 24 e 27 de agosto na Lapa, para saber as intenções de votos dos eleitores lapeanos.

A primeira pesquisa foi feita em abril deste ano e causou certo desconforto a algumas pessoas da região, quando divulgada. O resultado da segunda pesquisa, muito provavelmente também causará mal estar em alguns. Mas, saiba, leitor, esta não é a intenção da Tribuna. Queremos, na verdade, saber o que você, eleitor, pensa de alguns cenários políticos.

Lendo as matérias a respeito do assunto, nesta edição, você saberá as diferenças de metodologia aplicadas nas pesquisas. Elas foram feitas de formas diferentes, portanto não há como fazer comparações entre seus resultados.

E, mais importante de tudo, respondendo ao questionamento do título do Bate Papo Informal: não, a pesquisa realizada pela Tribuna não foi comprada. A pesquisa não está atrelada a nenhum grupo político.

Ocorre que, infelizmente, há sempre pessoas que estão nos círculos políticos –procurando levar vantagem de alguma maneira – e que não irão se conformar nunca se o seu candidato não estiver bem nas pesquisas. Há também os próprios candidatos que não aceitam observar a realidade, nua e crua, ponderando o que ocorre para o seu nome ser ou não lembrado, ser ou não aprovado.

A pesquisa de opinião acaba mexendo com o ego de muitas pessoas e com as intenções eleitoreiras de outros tantos… A que foi feita pela Tribuna Regional talvez mexa mais com os brios, principalmente pelo fato de não ter sido encomendada por nenhum grupo político – o que dá aos resultados muito mais credibilidade. Afinal, este semanário não possui interesse em eleger quaisquer dos possíveis candidatos citados nas perguntas estimuladas…

Os resultados da pesquisa de opinião, que você confere nesta edição, não possuem interpretação da redação – estão sendo divulgados estritamente como tabulados pelo estatístico contratado. A interpretação é sua, leitor. Ainda mais porque é você que vive na Lapa, refletindo sobre qual possível candidato seria o melhor administrador do município. Além de refletir, também, sobre a qualidade da Administração atual e da Prefeita Leila Klenk, e a respeito de nomes nos quais você não votaria, se as eleições fossem hoje.

A intenção da Tribuna Regional com esta pesquisa de opinião é, principalmente, fazer o cidadão refletir sobre a política no município. Antes de exigir mudanças é preciso parar, analisar a situação, discutir, dialogar… Só então seguir, buscando a melhor direção. Boa reflexão! Ainda há tempo para a decisão final.

Please follow and like us: