Prefeitura debate municipalização do trânsito

Em reunião com equipe da Prefeitura de Irati, foi informado que, para que a ação seja efetivada, é preciso que o município tenha concluído o Plano de Mobilidade Urbana. Na Lapa, este plano deverá ser concluído e apresentado até o final de setembro. 

 

A municipalização do trânsito visa principalmente regular o trânsito na área urbana do município, com fiscalização e educação do trânsito, aplicação de medidas administrativas visando a estacionamentos e paradas previstas no Código de Trânsito Brasileiro, além de controle e análise estatística, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Entre estas e outras medidas, a municipalização do permite a implantação de estacionamento rotativo no município.

Para que esta ação seja efetivada, é preciso que o município tenha concluído o Plano de Mobilidade Urbana. Na Lapa, este plano deverá ser concluído e apresentado até o final de setembro. 

Além do Plano de Mobilidade, a Prefeitura tem centrado esforços em estudos para a implantação da municipalização. Exemplo disto foi a reunião que aconteceu na sexta-feira, 11 de setembro, entre a prefeita Leila Klenk, o prefeito Odilon Burgath, de Irati, e as equipes das duas prefeituras. 

Na ocasião, o Prefeito de Irati e a equipe responsável pela gestão do trânsito no município falaram como funcionam as ações implantadas desde 2012, ano da municipalização do trânsito em Irati. Foram discutidas as leis, formas de fiscalização, sinalização, estacionamento rotativo, entre outros.

“Considero fundamental buscarmos na experiência de outros municípios apoio para que a municipalização do trânsito na Lapa seja feita de forma segura e responsável. Agradeço muito ao prefeito Odilon e sua equipe pela valorosa contribuição”, comenta Leila. Agora, a Prefeitura da Lapa dará seguimento ao processo, visando à municipalização do trânsito na cidade. 

 

 

 

Please follow and like us: