A cultura como instrumento de integração

Trabalhos cênicos contam com participação de militares e também de pessoas da comunidade local.

Há pouco mais de 6 anos, o 15º GAC AP vem atuando na realização de atividades cênicas em produções próprias e em parceria com diversas instituições. Ao todo, foram desenvolvidos 57 trabalhos cênicos, atingindo público de 23.653 pessoas.

O 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (15º GAC AP) dispõe de um rico patrimônio histórico e cultural, percebido diariamente por todo o município da Lapa. Todo esse patrimônio, representado por inúmeros museus, sítios históricos, documentos, monumentos, armas, equipamentos e obras de arte, constitui referência de grande importância para a história do Exército Brasileiro e da Lapa. E, ainda, o município tem a importância do episódio conhecido com “Cerco da Lapa” para a consolidação da República.

O “Quartel da Lapa”, como também é conhecido, tem a designação histórica de “Grupo General Sisson” em homenagem ao bravo herói do Cerco da Lapa. Dessa forma, percebe-se que as tradições e memórias do passado estão impregnadas no 15º GAC AP.

Mas, participação do Quartel na vida do município não se resume a esses aspectos. Há que se recordar, também, que o Grupo já vem atuando há pouco mais de 6 anos na realização de atividades cênicas em produções próprias e em parceria com diversas instituições.

Nesse período foram desenvolvidos 57 trabalhos cênicos, sendo 9 só do 15º GAC AP e 48  em parceria com os diversos grupos e instituições locais, que atingiram um público de 23.653 pessoas – o que demonstra uma forte integração com a cultura do município

Segundo o 15º GAC AP, os trabalhos e parcerias desenvolvidas pela Unidade visam basicamente contribuir para a preservação das tradições nacionais brasileiras, especialmente aquelas relacionadas às atividades militares, promovendo o patriotismo e a cidadania. Além disso, incentivam o enaltecimento dos grandes vultos da vida nacional e seus feitos.

Com relação às atividades militares, os trabalhos e parcerias acabam por recuperar e preservar o patrimônio histórico e artístico do Exército Brasileiro, divulgando a história, o patrimônio artístico militar e outros aspectos da cultura militar brasileira; por fim difundem estudos e informações que mostram a importância do Exército Brasileiro para o País e promovendo os valores centrais das instituições militares brasileiras.

As atividades também promovem atitudes favoráveis à conservação do meio ambiente e ao aprimoramento da qualidade de vida e desenvolvem e apoiam iniciativas relacionadas à assistência social. Por último, mas não menos relevante, as atividades e parcerias buscam promover o inter-relacionamento entre militares, suas famílias e os diferentes segmentos da sociedade em geral, por intermédio de projetos e atividades cívicas e culturais.

Please follow and like us: